Questões de Arqueologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arqueologia do ano 2025

Leia o trecho a seguir.

A maioria dos sítios arqueológicos é apresentada de forma “nua". Isso implica que podemos contemplar e passear entre os vestígios e, em poucas ocasiões, observar algum painel explicativo. No entanto, o espaço por si só não se explica e precisa de uma intervenção didática que raramente encontramos nos sítios visitáveis. Felizmente, cresce a conscientização sobre a necessidade de tornar o espaço arqueológico compreensível para diferentes perfis de público, e as tecnologias de comunicação são aliadas indispensáveis, pois permitem levar aos dispositivos móveis as reconstruções virtuais dos vestígios arqueológicos, integradas a discursos visuais que facilitam a compreensão, acessíveis no local por consulta direta, geolocalização ou códigos QR. 
Adaptado de RIVERO, P. Aplicaciones de la arqueología virtual para la Educación Patrimonial: análisis de tendencias e investigaciones, in: Estudios Pedagógicos, 4, 2017, p. 320.

Com base no trecho, assinale a opção que interpreta corretamente as recomendações sobre a relação entre tecnologia e socialização de sítios e bens arqueológicos.

Observe a reconstrução digital do Forte de São Pedro do Boldró, atualmente em ruínas (Arquipélago de Fernando de Noronha, PE).

Q48.png (313×194)

CAVALCANTI, M. R. Patrimônio Virtual: A reconstrução em 3D e a preservação do Patrimônio cultural. Dissertação, Iphan, 2019, p. 136.

Considerando os princípios da Carta de Veneza sobre o valor de antiguidade de uma ruína, assinale a opção que apresenta corretamente um uso pertinente de maquetes em 3D para a reconstituição digital de bens arruinados.

Sobre o campo da Etnoarqueologia, leia o trecho a seguir.

A Etnoarqueologia é um campo da Arqueologia caracterizado pela presença do trabalho etnográfico e pela convivência do pesquisador com as pessoas e coisas, em um contexto “vivo”. Essa definição objetiva pode ser desmembrada em vários aspectos e acrescentada a um importante e recente debate sobre as arqueologias do presente.

Adaptado de SILVA, Lucas Antonio da. (Re) visitando as pessoas e as coisas: a etnoarqueologia enquanto uma arqueologia do presente. Revista de Arqueologia, vol. 30, n. 1, 2017 p. 176.

Com base no trecho, assinale a opção que caracteriza corretamente a Etnoarqueologia.

Sobre o processo de identificação de sítios arqueológicos para fins de gestão do Iphan, assinale a afirmativa incorreta.

As opções a seguir apresentam, de acordo com a Constituição da República, competências comuns à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, à exceção de uma. Assinale-a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis