Questões de Arqueologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arqueologia

Instruções: Para responder às questões de números 66 a 70, considere as informações a seguir.

Considere um projeto de restauro e requalificação de uso de sítio de valor histórico-arquitetônico, tombado pelos três níveis dos sistema federativo, integrado por edificação da virada dos séculos XIX e XX e seu entorno de ambientação. O projeto, liderado por arquiteto especialista em restauro de bens patrimoniais, contempla vários interesses e áreas de conhecimento que congregam vários especialistas.

Entendidas como "arqueologia da fonte direta", as técnicas arqueológicas podem ser invasivas, quando desmontam as estruturas arqueológicas, e não invasivas ou pouco invasivas, quando não desarticulam as estruturas arqueológicas. No caso em tela, seriam viáveis as seguintes técnicas arqueológicas: limpeza do terreno e levantamento planialtimétrico; execução de sondagens, trincheiras e decapagens; levantamento métrico-arquitetônico; observações espontâneas, proporcionadas pelo desfolhamento da pintura, desprendimento do revestimento, fissura e trincas; prospecção parietal (sondagens na argamassa de revestimento, calas exploratórias na pintura).

Considerando essas técnicas, pode-se afirmar que:

I. A limpeza do terreno e o levantamento planialtimétrico, técnicas essencialmente invasivas, aplicam-se à cota zero.

II. O levantamento métrico-arquitetônico e as observações espontâneas são técnicas típicas de cota positiva e não invasivas.

III. A prospecção parietal é uma técnica comum a historiadores, arquitetos e arqueólogos.

IV. Sondagens, trincheiras e decapagens são técnicas típicas de ambiente de cota negativa.

V. É da alçada do arqueólogo apenas a execução de sondagens, trincheiras e decap agens.

Estão corretas APENAS as afirmações

Instruções: Para responder às questões de números 66 a 70, considere as informações a seguir.

Considere um projeto de restauro e requalificação de uso de sítio de valor histórico-arquitetônico, tombado pelos três níveis dos sistema federativo, integrado por edificação da virada dos séculos XIX e XX e seu entorno de ambientação. O projeto, liderado por arquiteto especialista em restauro de bens patrimoniais, contempla vários interesses e áreas de conhecimento que congregam vários especialistas.

Para investigar em cotas negativas, evidenciando e analisando estratos antropogênicos, a arqueologia buscou nas ciências da terra a teoria da estratigrafia. Para investigar cotas positivas, entendendo a edificação como documento arqueológico, a arqueologia investiu na releitura do conceito de estratigrafia, criando um mecanismo para a leitura e compreensão de suas transformações ditadas pelas mudanças de uso e ocupação.

Nesse caso, uma das possibilidades de leitura da edificação como documento arqueológico é focada na sua estratificação, dada como

#Questão 28114 - Arqueologia, Geral, CESPE / CEBRASPE, 2006, CDP/PA, Assistente Administrativo

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Para facilitar a localização dos documentos, o assistente administrativo, além de separá-los por classe, deve ordenálos dentro de cada pasta, caixa, gaveta ou outra embalagem que for utilizada. Para isso, ele deve utilizar os chamados métodos de arquivamento ou métodos de ordenação, entre os quais identificam-se o método alfabético, o numérico, o cronológico e o geográfico.

Examine os postulados abaixo e identifique a seqüência correta de correntes teóricas a que estão relacionados.

"O conceito de cultura relaciona-se à idéia de formação social. Dessa forma, a trajetória histórico-cultural de qualquer sociedade é determinada pelo desenvolvimento das capacidades produtivas dos seus agentes e pelo surgimento de contradições e conflitos no interior dessa formação social."

"A cultura material é múltipla de sentidos, possuindo uma dimensão simbólica implícita. Portanto, a interpretação arqueológica será sempre um discurso construído sobre o passado, a partir da leitura e eleição, por parte do pesquisador, de aspectos de uma totalidade de possibilidades contextuais de associação e aferição de significado."

"Conjuntos repetitivos de objetos e estruturas representam a expressão de normas que residem na mente dos indivíduos que compartilham uma mesma cultura. Por outro lado, as formações culturais tendem a ser estáticas, sendo os processos de mudança derivados da disseminação de idéias resultantes do contato entre populações."

"A cultura é um meio extra-somático de adaptação dos seres humanos às variações do meio, podendo ser compreendida como um sistema de interações. Os processos de mudança são desencadeados, portanto, em resposta aos estímulos exteriores do meio, corres

A "Nova Arqueologia" anglo-americana caracterizou-se nas décadas de 60 e 70 por adotar uma série de princípios teórico-metodológicos orientadores de suas pesquisas. Entre as opções abaixo, escolha aquela que caracteriza essa corrente do pensamento arqueológico de forma incorreta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis