Questões de Antropologia da FUNIVERSA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia da FUNIVERSA

Uma canção extremamente popular, daquelas que encontrou eco na massa, mas que tenha sido veiculada pelos meios modernos de comunicação e da qual se conhece o autor é classificada como

As unidades típicas de estudo da abordagem interpretativa são os grupos naturais ou as microculturas, caracterizados pela interação recorrente de seus membros para a consecução de uma ação comum. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Analisando a antropologia como ciência social no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Os autores pós-modernos sofreram grande influência da vertente interpretativa da antropologia americana. Introduzindo questões relativas à hermenêutica, passaram a ver a cultura como um texto, uma tessitura de significados elaborados socialmente pelos homens e sua exegese, como o ofício da Antropologia. Acerca do tema, assinale a alternativa correta.

Nos anos 80 do século passado, Roberto DaMatta, em um artigo que se tornou famoso – A fábula das três raças –, utilizando-se fartamente do estruturalismo e das categorias de Dumont, procura explicar "o racismo à brasileira" como uma construção cultural ímpar e específica. Acerca dessa teoria, julgue os itens subsequentes.

I A teoria, no dizer de Roberto DaMatta, substitue, no Brasil, a noção de indivíduo, para recriar, em pleno reino formal da cidadania, a hierarquia racial, ameaçada com o fim da escravatura e da sociedade de castas.

II A proposta teórica de Roberto DaMatta é clara: o Brasil não é uma sociedade igualitária de feição clássica, pois convive bem com hierarquias sociais e privilégios, é entrecortada por dois padrões ideológicos, ainda que não seja exatamente uma sociedade hierárquica de tipo indiano.

III Aqueles que tentam analisar a sociedade brasileira segundo os mesmos moldes teóricos das sociedades modernas e individualistas do Ocidente, desenvolveram um sistema teórico que deu conta do modo preciso em que se articulam os diversos elementos ou aspectos do racismo.

IV Os marxistas, ao tratar a "democracia racial" como uma "superestrutura", acabaram por reforçar a ideia de mito, transformando-a em construto supraconjuntural, própria a uma formação social, muito próxima dos processos de longa duração.

V A democracia racial não é nem mais nem menos duradoura que o "racismo científico".

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis