Questões de Antropologia da ESAF

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia da ESAF

As proposições abaixo dizem respeito à relação entre o campesinato e a organização política. Assinale a opção correta

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.

( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.

( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.

( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.

( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.

( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.

Indique a opção correta.

Em todas as sociedades humanas a vida e a morte são momentos de grande efervescência social. Julgue as proposições que se seguem sobre o tratamento que a antropologia tem dado a este tema.

I. Pela sua universalidade, a vida e a morte são fenômenos de natureza puramente biológica, sem interesse em si para a análise antropológica.

II. Em termos sociais, o nascimento e a morte representam uma mudança de status. Por isso, em quase todas as sociedades conhecidas existem elaborados rituais para realizar essa passagem.

III. A raiz de todas as religiões humanas conhecidas está no mistério da vida e da morte.

IV. Nas sociedades africanas há a tendência a equiparar simbolicamente os ancestrais (mortos) aos anciãos (vivos).

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas.

O estudo dos mitos foi uma área em que Lévi- Strauss deu uma grande contribuição para a teoria antropológica. As proposições abaixo dizem respeito a esse tema.

I. Para Lévi-Strauss, os rituais têm afinidade com a dança e com a música e os mitos têm uma afinidade com a retórica.

II. A análise dos mitos defendida por Lévi-Strauss é de natureza simbólica e volta-se para a interpretação do significado dos símbolos utilizados pela narrativa mítica.

III. Ao focalizar os mitos como fenômenos "bons para pensar", Lévi-Strauss acaba relegando os rituais a uma simples execução de gestos e manipulação de objetos, e a exegese das ações rituais feitas pelos especialistas é pensada por ele como um elemento da mitologia.

IV. Por meio de pares de oposição cujos elementos constituintes são de natureza sensível como natureza/ cultura, cru/cozido, mel/tabaco, alto/baixo, os mitos tentam fornecer modelos lógicos capazes de resolver, no nível da narrativa, algumas das contradições insuperáveis da condição humana.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

Em muitas sociedades da África Ocidental existem grupos de especialistas conhecidos como nyamakalo (os manipuladores do poder). Os mais comuns são os ferreiros. Sua atividade principal é extrair o minério da terra, fundir o ferro e outros metais e forjar ferramentas, utensílios, armas, adornos e muitas das insígnias do poder, como os símbolos da realeza. Sua atividade básica de transformar os metais faz com que sejam percebidos nestas sociedades como aqueles que manipulam a energia oculta das coisas. Em razão disso, os ferreiros são percebidos como possuidores de habilidades e poderes especiais. Deter o segredo de fundir o ferro e outros metais significa ter permissão dos espíritos da terra, da água e da floresta para minerar, para derrubar árvores e fazer carvão, ter a cooperação dessas forças espirituais para fundir e trabalhar os metais, cooperação obtida graças a elaborados rituais feitos em honra destas forças. Por tudo isso, estes especialistas fazem mais do que trabalhar os metais e confeccionar objetos: eles fazem e distribuem amuletos, presidem cerimônias religiosas que asseguram proteção espiritual, mediam conflitos e disputa, protegem e organizam redes de comércio, participam em posição de destaque nas sociedades secretas que têm importante papel na organização da vida política local. Com base nessas informações, julgue as proposições abaixo.

I. Os ferreiros das sociedades do ocidente africano são bruxos, no sentido dado por Evans-Pritchard no seu livro sobre bruxaria Azande.

 II. A esfera da produção econômica nas sociedades da África Ocidental não é plenamente autônoma dos outros domínios da sociedade, estando a produção recheada de aspectos simbólicos.

III. Poder místico e poder secular estão imbricados nessas sociedades.

IV. Os reis e outras posições de poder nessas sociedades saem da casta dos

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis