Questões sobre Geral

Assinale a opção que indica corretamente quais foram os principais motivos que levaram à extinção do Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1967, dando lugar à Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
  • A. Má gestão, falta de recursos, corrupção funcional, vulnerabilidade do órgão e a ingerência dos partidos políticos na política indigenista.
  • B. Massacres de sociedades indígenas realizados com a convivência e/ou participação dos seus funcionários.
  • C. A necessidade de uma renovação nos quadros burocráticos do Estado.
  • D. O fim da presidência do Marechal Humberto de Alencar Castello Branco (1964 – 1967) e o início da presidência do Marechal Arthur da Costa e Silva (1967 – 1969).
  • E. As novas políticas do Estado para o desenvolvimento da Amazônia e a necessidade de um órgão mais enérgico para implantar essas políticas.
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Os descimentos de índios no Estado do Grão- Pará e Maranhão nos séculos XVII e XVIII foram empreendidos principalmente por:
  • A. pequenos grupos de missionários portugueses que entraram nas aldeias e convenceram os índios a se transferirem para as missões onde poderiam participar como mão de obra na construção do Brasil.
  • B. militares portugueses que buscavam mão de obra escrava para as fazendas.
  • C. grandes contingentes de índios escravizados, índios livres, mamelucos e outros grupos subalternos recrutados pelos portugueses para escravizar os chamados “Índios bravos”.
  • D. missionários e militares portugueses que entraram nas aldeias e com a força da persuasão conseguiram levar os índios para as cidades com o intuito de participar da construção da nação.
  • E. exploradores que seguiram os ideais da Coroa portuguesa em colonizar a Amazônia.
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O surgimento dos movimentos indígenas no Brasil foi estimulado inicialmente pela
  • A. influência do movimento “red power” dos povos indígenas dos Estados Unidos da América do Norte na década de 1960.
  • B. Cabanagem na Amazônia brasileira, revolta social ocorrida no Império do Brasil, na então província do Grão-Pará, estendendo-se de 1835 a 1840.
  • C. atuação do Governo Federal em promover políticas públicas para a autonomia indígena via os órgãos indigenistas – o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI).
  • D. promulgação do Estatuto do Índio, Lei nº. 6.001, de 19 de dezembro de 1973.
  • E. atuação do Conselho Indigenista Missionário na década de 1970 de promover as assembleias indígenas, onde se desenharam os primeiros contornos da luta pela garantia do direito à diversidade cultural.
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As sociedades indígenas da família linguística caribe da região do Maciço Guianense têm sido caracterizadas pelo antropólogo Peter Rivière e outros antropólogos como:
  • A. sociedades em que a organização dualista permeia todos os aspectos da organização política, cerimonial, clânica, metades, grupos de idade e a morfologia dos grupos locais.
  • B. sociedades caracterizadas por unidades políticas baseadas em clãs patrilineares e uma forte preferência pela exogamia de grupo local.
  • C. sociedades que têm características de estados incipientes e cacicados formados por muitas aldeias, governadas por um chefe supremo em controle de distritos e aldeias governadas por uma hierarquia de chefes subordinados,com forte influência histórica da região do litoral caribenho.
  • D. sociedades caracterizadas por uma equação entre co-residência e parentesco e a preferência declarada pela endogamia na aldeia, contrastando a segurança oferecida pelos parentes, pelos co-residentes e pelos moradores e os perigos representados pelos outros, os forasteiros e os estranhos.
  • E. sociedades organizadas em aglomerações de múltiplas famílias centradas em ancestrais fundadores, em que a transmissão cíclica das almas e dos nomes é o meio mais eficaz de garantir a continuidade social e a reprodução do que a transmissão, via linhagens, de substâncias físicas.
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Atualmente, a grande maioria das religiões indígenas no Brasil
  • A. permanecem quase intocadas na mesma forma em que se encontravam na época da conquista do Brasil pelos europeus, ou ligeiramente modificadas pela história de contato interétnico.
  • B. perderam todas as características originárias e se transformaram em espelhos das religiões ocidentais.
  • C. representam um sincretismo de elementos de religiões indígenas e ocidentais em que perderam todas as suas características originárias e em que o cristianismo predomina como o paradigma dominante.
  • D. representam um sincretismo de elementos de religiões indígenas e ocidentais em que perderam todas as suas características originárias e em que o cristianismo predomina como o paradigma dominante.
  • E. coexistem com as religiões ocidentais, incorporando elementos do cristianismo, das religiões afro-brasileiras, e dos paganismos europeus.
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A demarcação de uma terra indígena é determinada
  • A. pelo fato de serem terras utilizadas para suas atividade produtivas, e para os interesses de empresas que pretendem desenvolver economicamente as terras para o benefício dos índios.
  • B. pelas 19 condicionantes do Supremo Tribunal Federal para a Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no estado de Roraima, em 2009, que servem como uma orientação geral.
  • C. pela tese do “marco temporal”, apresentada pelo Supremo Tribunal Federal, que sustenta que os indígenas só teriam direito às terras efetivamente ocupadas em 5 de outubro de 1988, na data da promulgação da Constituição.
  • D. pelo fato de serem terras tradicionalmente ocupadas pelos índios, as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
  • E. por uma negociação entre o Estado representado pela Fundação Nacional do Índio, as empresas que pretendem desenvolver projetos de desen-volvimento nas terras dos índios pagando indenizações e royalties aos indígenas e a anuência das comunidades indígenas.
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O direito dos povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam
  • A. depende de um processo de intensa negociação entre os indígenas, as empresas e o Estado para chegar a um consenso que satisfaça todos os partidos.
  • B. é dependente da boa vontade do Estado em realizar os procedimentos demarcatórios.
  • C. não procede do reconhecimento pelo Estado (nem é anulado pelo não reconhecimento), mas decorre do próprio fato de sobrevivência atual dos povos que se identificam como os povos originários do Brasil.
  • D. depende de uma configuração complexa de interesses econômicos e políticos representada pelo Estado e interesses privados que atuam nas terras indígenas.
  • E. é definido pela Fundação Nacional do Índio, que tem plena autonomia para decidir sobre os direitos dos povos indígenas e decidir quais são as suas terras tradicionalmente ocupadas e por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias à sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.
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No trabalho de campo junto a um povo indígena, o etnólogo deverá:
  • A. procurar estabelecer uma relação dialógica com o povo indígena, demonstrando sempre o respeito pela cultura indígena.
  • B. tentar se integrar totalmente à cultura indígena para ser aceito como um membro daquela sociedade.
  • C. observar a vida do povo indígena de maneira neutra e objetiva, sempre mantendo uma distância científica.
  • D. observar e anotar tudo o que passa na comunidade indígena sem se envolver diretamente na vida dos indígenas.
  • E. procurar uma imersão na vida dos indígenas para que os indígenas o aceitem como um nativo.
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Os principais troncos e famílias linguísticos encontrados no território brasileiro são:
  • A. Caribe, Quéchua, Tupi-Guarani, Macro-Jê.
  • B. Tupi-Guarani, Aruaque, Caribe, Macro-Jê.
  • C. Aruaque, Iroquês, Macro-Jê, Caribe.
  • D. Caribe, Azteca, Micro-Jê, Tupi-Guarani.
  • E. Tupi-Guarani, Chibchana, Pano, Aruaque.
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Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta algumas das principais noções desenvolvidas em Etnologia Indígena no Brasil.
  • A. Evolucionismo cultural, transfiguração étnica, fricção interétnica.
  • B. Aculturação, fricção interétnica, situação histórica.
  • C. Transfiguração étnica, fricção interétnica, situação histórica.
  • D. Fricção interétnica, drama social, situação histórica.
  • E. Participação observante, transfiguração étnica, fricção interétnica.
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