Listagem de Questões sobre Geral
Ellen e Klaas Woortmann trabalharam com grupos camponeses no nordeste brasileiro. Assinale a opção que melhor representa a posição desses autores no que se refere ao papel do grupo doméstico e do trabalho assalariado na produção camponesa
O uso de assalariados nas unidades camponesas é de caráter permanente. O grupo doméstico fornece apenas trabalho temporário durante o ciclo agrícola
Nas unidades camponesas do nordeste brasileiro o uso de trabalho assalariado viabiliza a atividade dos membros da família camponesa e é uma condição para a realização do valor-família
O trabalhador assalariado substitui preferencialmente o filho mais novo do sexo masculino.
No nordeste do Brasil, assalariar-se permanentemente não implica a negação da autonomia do processo de trabalho nem a negação da condição de dono
Segundo a lógica da produção camponesa, um membro de uma família só se casa em famílias cujos membros ele pode potencialmente assalariar
Assinale a opção que expressa a perspectiva de Klaas Woortmann sobre o significado da terra para o campesinato
A terra é percebida pelos camponeses em sua exterioridade, isto é, como um fator de produção do qual o camponês retira a sua sobrevivência.
A terra é percebida como uma mercadoria que é comprada e vendida no mercado, segundo a lei da oferta e da demanda
Os camponeses concebem a terra como a expressão de uma moralidade, como algo que é pensado e representado no contexto dos valores éticos
A terra é uma dádiva dada por Deus aos empresários rurais, que, por bondade ou interesse político, a cede aos camponeses
A terra é parte inerte da natureza que deve ser amansada pelo trabalho assalariado
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as opções que se seguem sobre a abordagem de Durkheim e Mauss às formas primitivas de classificação.
( ) A classificação das coisas reproduz a classificação dos homens na sociedade.
( ) As noções essenciais que os filósofos chamam de categoria, isto é, as noções de tempo, de espaço, de gênero e espécie, de força, causalidade, personalidade, entre outras, foram elaboradas no domínio da vida prática. Foi da vida prática e dos constrangimentos materiais que a ciência as tomou.
( ) A correlação causal entre as características morfológicas da sociedade e as dos sistemas classificatórios é explicada por Durkheim e Mauss em termos de sentimentos e valores afetivos.
( ) As primeiras classes de coisas foram as classes dos fenômenos naturais (a seca e a chuva, o dia e a noite). Por isso as sociedades primitivas têm como totens animais e fenômenos naturais.
( ) Para Durkheim e Mauss as classificações científicas representam uma ruptura radical com as formas primitivas de classificação na medida em que estão completamente livres de qualquer fundo social e religioso. Na ciência, a natureza autoclassifica-se.
Indique a opção correta.
F, F, F, V, V
V, F, F, F, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, F
V, F, V, F, F
Em todas as sociedades humanas a vida e a morte são momentos de grande efervescência social. Julgue as proposições que se seguem sobre o tratamento que a antropologia tem dado a este tema.
I. Pela sua universalidade, a vida e a morte são fenômenos de natureza puramente biológica, sem interesse em si para a análise antropológica.
II. Em termos sociais, o nascimento e a morte representam uma mudança de status. Por isso, em quase todas as sociedades conhecidas existem elaborados rituais para realizar essa passagem.
III. A raiz de todas as religiões humanas conhecidas está no mistério da vida e da morte.
IV. Nas sociedades africanas há a tendência a equiparar simbolicamente os ancestrais (mortos) aos anciãos (vivos).
Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas.
II e III
I e III
III e IV
II e IV
I e II
O estudo dos mitos foi uma área em que Lévi- Strauss deu uma grande contribuição para a teoria antropológica. As proposições abaixo dizem respeito a esse tema.
I. Para Lévi-Strauss, os rituais têm afinidade com a dança e com a música e os mitos têm uma afinidade com a retórica.
II. A análise dos mitos defendida por Lévi-Strauss é de natureza simbólica e volta-se para a interpretação do significado dos símbolos utilizados pela narrativa mítica.
III. Ao focalizar os mitos como fenômenos "bons para pensar", Lévi-Strauss acaba relegando os rituais a uma simples execução de gestos e manipulação de objetos, e a exegese das ações rituais feitas pelos especialistas é pensada por ele como um elemento da mitologia.
IV. Por meio de pares de oposição cujos elementos constituintes são de natureza sensível como natureza/ cultura, cru/cozido, mel/tabaco, alto/baixo, os mitos tentam fornecer modelos lógicos capazes de resolver, no nível da narrativa, algumas das contradições insuperáveis da condição humana.
Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}