Listagem de Questões sobre Geral
A Antropologia Política como um campo de estudo da Antropologia tem como marco o ano de 1940, quando foram publicadas duas obras que se tornaram clássicas na disciplina: Os Nuer, de Evans-Pritchard, e Sistemas Políticos Africanos, organizado por Fortes e Evans-Pritchard. Assinale a opção que melhor representa as contribuições dessas obras.
As duas obras inauguraram uma abordagem histórica aos sistemas políticos africanos
Elas representaram o primeiro esforço organizado para a análise da relação entre meio ambiente, política e religião
As duas obras representam a grande reação britânica ao estruturalismo de Lévi-Strauss
Essas obras mostraram respectivamente o caráter segmentado das linhagens unilineares e instauraram a distinção entre sociedades com estado e sociedades sem estado
Escrita por autores que foram alunos de Malinowski, elas revelam os desdobramentos mais radicais do esforço por fazer a descrição etnográfica de todos os aspectos da cultura de um povo
No Ensaio sobre a Dádiva, Mauss analisa várias expressões do princípio da reciprocidade. Julgue as proposições que se seguem e que tratam dos pontos-de-vista do autor sobre esse tema.
I. Mauss examina em seu ensaio uma grande quantidade de práticas relacionadas à dávida como o kula, o potlatch, festivais e banquetes melanésios e da costa noroeste da América do Norte.
II. As formas de troca examinadas por Mauss são orientadas pela utilidade econômica dos objetos trocados e isso se revela nos dois tipos gerais que as trocas assumem: a barganha e a troca silenciosa.
III. Nas formas arcaicas de trocas que Mauss examina em seu Ensaio percebe-se que não são somente os objetos que circulam. Juntamente com eles, circulam pessoas e direitos.
IV. O que orienta a dádiva não é o valor utilitário dos bens, mas a tripla obrigação de dar, receber e retribuir.
V. A conclusão final de Mauss sobre a dádiva mostra que o homem é um "animal econômico" em todos os tipos de sociedades
Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas
I, III e IV
I, IV e V
II, III e V
I, II e V
III, IV e V
Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.
( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.
( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.
( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.
( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.
( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.
Escolha a opção correta
V, V, F, F, V
F, F, V, V, F
F, F, V, F, V
V, F, F, V, F
V, F, V, F, F
A prática de trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma importante inovação na pesquisa antropológica. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações acerca do trabalho de campo na antropologia.
( ) A pesquisa de campo é valorizada na antropologia como uma etapa constituinte do método histórico, que busca em última instância colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.
( ) Malinowski foi o autor que mais se colocou contra o uso desse método.
( ) O trabalho de campo intensivo, de longa duração, conduzido na língua local, focando todos os aspectos da vida cultural da comunidade tornou-se a base a partir da qual o conhecimento etnográfico moderno foi desenvolvido.
( ) As atividades preponderantes durante o trabalho de campo são a aplicação de questionários e o seu processamento.
( ) A idéia de que a pesquisa antropológica deve buscar pelo ponto de vista nativo está intrinsecamente associada ao método da observação participante desenvolvida durante o trabalho de campo. Escolha a opção correta
V, F, V, F, V
V, V, F, V, F
F, V, F, F, V
V, V, F, F, F
As afirmativas que se seguem dizem respeito aos tipos de família.
I. Para Malinowski a família nuclear funda-se em três tipos básicos de relações: filiação, consangüinidade e afinidade.
II. Na Antropologia Britânica as formas de descendência matrilinear e patrilinear determinam as várias formas de família nuclear.
III. A família extensa é uma forma de organização familiar que requer a conjugação de pelo menos duas famílias nucleares.
IV. Fortes mostrou que o grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento no tempo, o que o torna uma unidade social dinâmica. Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas
I e III
I e IV
II e III
III e IV
I e II
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}