Listagem de Questões sobre Geral
A abordagem de Radcliffe-Brown sobre a estrutura social tinha como pressuposto a idéia de equilíbrio funcional, dando pouco espaço para a explicação do conflito e da mudança social. Julgue as proposições que se seguem sobre os esforços feitos para trazer a questão do conflito e da mudança para os estudos estruturais.
I. Em Sistemas Políticos da Alta Birmânia, Leach realiza uma crítica às suposições de que as sociedades existem em equilíbrio.
II. O conceito de "filiação complementar" foi elaborado por Fortes para tratar da mudança na estrutura das linhagens africanas.
III. A abordagem de Gluckman aos rituais de rebelião africanos revela os conflitos e as contradições no interior da estrutura, mas não é verdadeiramente uma teoria da mudança. Os ritos analisados pelo autor dão expressão a rebeliões rituais com a finalidade de manter a ordem estrutural.
IV. A teoria da mudança elaborada no seio da antropologia britânica tinha como ponto de partida a descrição das contradições e conflitos universais que habitam a estrutura da personalidade humana.
V. Murdock, aluno de Radcliffe-Brown, elaborou um esquema teórico que permitiu analisar a mudança social nas sociedades mediterrâneas da África do Norte.
Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.
I e II
III e V
I e III
II e IV
IV e V
A relação entre o domínio político-jurídico e o domínio doméstico é um dos grandes temas que percorre a obra de Meyer Fortes. Suas várias análises do funcionamento do domínio doméstico em diversas sociedades camponesas africanas revelaram elementos importantes para a compreensão desse aspecto da vida social. Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as proposições abaixo sobre esse tema.
( ) O ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico é, simultaneamente, um processo dentro do campo interno e um movimento governado pelas relações entre o campo doméstico das relações sociais e o campo externo, o campo político-jurídico.
( ) O grupo doméstico é a fábrica da reprodução social; é um grupo que precisa permanecer em ação por um período longo o bastante para permitir a criação de filhos até que eles alcancem o estágio de reprodução física e social, para que a sociedade se mantenha.
( ) O estudo dos grupos domésticos leva o antropólogo a considerar a operação do fator tempo na estrutura social.
( ) O grupo doméstico tem um ciclo de desenvolvimento regular composto por cinco fases: expansão, reprodução, dispersão, cisão e substituição.
( ) As relações sociais que têm lugar no interior do domínio doméstico separam o seu núcleo reprodutivo da estrutura da sociedade como um todo e do meio ambiente.
Indique a opção correta
V, V, V, F, F
V, F, F, F, V
F, V, V, V, F
F, F, F, V, V
V, V, F, F, V
Assinale a opção que representa a perspectiva dos ecologistas culturais da antropologia norte-americana sobre a relação entre a cultura e o meio ambiente.
Há uma relação dialética entre as culturas e seus meios ambientes, onde as primeiras condicionam os segundos e são por eles condicionadas
Há uma independência plena entre o domínio ecológico e o cultural, não havendo qualquer relação de interferência de um plano sobre o outro
As forças naturais como o clima e a qualidade do solo exercem uma ação mecânica sobre a cultura, determinando as suas formas
O meio ambiente é determinante da estrutura política das culturas e os sistemas religiosos são determinantes da ecologia
O meio ambiente é passivo e a cultura age seletivamente sobre ele, explorando determinadas possibilidades e ignorando outras
Assinale a opção que melhor representa as características mais marcantes da organização política nas sociedades indígenas brasileiras
Os povos indígenas do Brasil vivem em sociedades com estrutura de poder fortemente centralizada e especializada, onde o chefe ou cacique detém o poder político e controla as instituições de sanção social e o pajé ou xamã detém o poder religioso sendo o chefe da principal seita religiosa da tribo
A liderança e as posições de poder são transmitidas entre as gerações por hereditariedade
O controle social é exercido rigidamente nas sociedades indígenas por meio de uma única instituição responsável pelo desenvolvimento de uma série de medidas punitivas como o ostracismo, a expulsão e a morte do infrator
A autoridade dos chefes tende a ser respaldada no conhecimento que eles têm e que é posto a serviço da comunidade (ser um bom caçador, agricultor ou pescador, bom orador, bom xamã etc). O poder que tal forma de autoridade confere é o poder de persuasão. Raramente o poder de chefe indígena é baseado somente na coerção
O poder político dos chefes indígenas está associado à desigualdade econômica, de modo que o cacique é em geral o único indivíduo rico da tribo
Assinale a opção que representa o ponto-de-vista de Chaianov sobre a economia camponesa
A economia camponesa é uma expressão local da economia capitalista, sendo no essencial igual à última
A economia camponesa é uma economia familiar, sendo sua organização determinada pelo tamanho e composição da família e pela coordenação entre suas exigências de consumo e a quantidade de gente apta a trabalhar
Na economia camponesa o lucro é computado tomando-se o total da renda obtida e subtraindo as despesas de produção
Como uma economia em que se administra a escassez, o fator de maior interesse na economia camponesa é a remuneração da jornada de trabalho, com a qual vai se comer amanhã o que se ganhou hoje
A economia camponesa é de subsistência, não havendo nela a circulação de dinheiro.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}