Questões de Antropologia do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia do ano 2009

#Questão 27924 - Antropologia, Geral, FUNRIO, 2009, FUNAI, Profissional de Nível Superior III (Terras Indígenas)

O antropólogo José Mauricio Arruti comenta que a região Nordeste concentrou as primeiras e maiores atenções relativas aos processos de etnogêneses. Não apenas por ser a região de colonização mais antiga e por ter tido todos os seus aldeamentos indígenas oficialmente extintos em um período de menos de 10 anos, entre as décadas de 1860 e 70, mas também porque foi nela que se registraram os primeiros grupos de caboclos reivindicando serem reconhecidos como indígenas. Na acepção antropológica, o termo etnogênese designa:

#Questão 27925 - Antropologia, Geral, FUNRIO, 2009, FUNAI, Profissional de Nível Superior III (Terras Indígenas)

O trabalho de campo ou pesquisa de campo reveste-se de grande importância para o trabalho do Antropólogo constituindo o Laboratório do Antropólogo Social, uma vez que é a partir deste modo característico de coleta de dados que o antropólogo elabora sua reflexão e análise. Para Roberto Da Matta, o trabalho de campo pode ser comparado aos rituais de passagem definindo-se por três momentos:

#Questão 27926 - Antropologia, Geral, FUNRIO, 2009, FUNAI, Profissional de Nível Superior III (Terras Indígenas)

Os antropólogos vêm observando basicamente duas situações no que tange a alternativas e oportunidades econômicas para os povos indígenas, decorrentes do padrão de territorialidade: povos que desfrutam de territórios extensos e contínuos, nos quais podem reproduzir formas tradicionais e neo-tradicionais de ocupação; e povos que vivem em situação de confinamento ou descontinuidade territorial, o que os obriga à exploração intensiva dos recursos naturais e à venda da força de trabalho. Estas duas situações correspondem respectivamente ao seguinte:

#Questão 27927 - Antropologia, Geral, FUNRIO, 2009, FUNAI, Profissional de Nível Superior III (Terras Indígenas)

Estima-se que no século XVI, quando se iniciou a colonização européia, cerca de 1200 línguas eram faladas por povos no território que veio a ser o Brasil. Hoje, contabiliza-se cerca de 180 línguas indígenas. A história deste expressivo decréscimo lingüístico pode ser atribuída, entre outros fatores, a(ao)

#Questão 27928 - Antropologia, Geral, FUNRIO, 2009, FUNAI, Profissional de Nível Superior III (Terras Indígenas)

Segundo a ONU através da Declaração dos Povos Indígenas, os povos indígenas no exercício do seu direito a autodeterminação, têm direito à autonomia ou ao autogoverno nas questões relacionadas a seus assuntos internos e locais. Em virtude desse direito podem

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis