Questões de Antropologia do ano 2004

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Listagem de Questões de Antropologia do ano 2004

Atualmente são faladas cerca de 180 línguas indígenas no Brasil que pertencem a vários troncos e famílias. As proposições que se seguem dizem respeito a esse tema.

I. As línguas do tronco Macro-Jê são faladas por povos que vivem nas margens dos rios da Amazônia Ocidental.

II. O tronco Tupi é o maior e o mais bem-conhecido das línguas indígenas brasileiras.

 III. A família Karib é falada pelos povos que vivem no Brasil meridional, na fronteira com o Paraguai e Argentina.

IV. Entre as línguas que compõem a família Aruák encontram-se o Apurinã, Paresi, Terena e Waurá.

V. As línguas da família Bantu são faladas pelos poucos grupos indígenas que vivem no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

Assim como a sociedade nacional construiu um imaginário sobre os índios, os povos indígenas também construíram um imaginário sobre os brancos e sobre o contato com eles. Julgue as afirmações abaixo sobre o tema.

I. As tradições orais e a mitologia são exemplos de formas culturais nas quais os índios constroem suas teorias sobre os brancos. São comuns os mitos que narram o surgimento dos brancos e como se diferenciaram dos índios.

II. Um tema recorrente na mitologia que narra o surgimento dos brancos é o da posse desigual dos bens culturais. Por exemplo, contam que os índios são os donos do arco e os brancos, das armas de fogo.

III. As teorias dos índios acerca dos brancos são estáticas e não mudam conforme se sucedem as fases do contato entre índios e brancos.

IV. As teorias indígenas sobre os brancos têm em comum o fato de que o contato é pensado como produto da ação dos brancos. Os índios vêem-se como atores passivos nesta história.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições corretas

As relações entre povos com culturas diferentes são orientadas pelas idéias que uns constroem sobre os outros. Os livros didáticos são uma fonte importante para se compreender o imaginário construído sobre outros povos. Julgue as proposições abaixo sobre as idéias que a sociedade nacional elaborou sobre os povos indígenas nos livros didáticos.

I. As diferenças étnicas são reconhecidas e valorizadas como importantes para a constituição da sociedade amazônica, mas não da nacionalidade brasileira.

II. Os livros didáticos reconhecem a existência de uma diversidade étnica no País (em especial ressaltam a presença de várias sociedades indígenas), mas quase sempre as enfoca no passado.

III. Os livros didáticos trazem um conjunto de informações redundantes sobre os povos indígenas: fazem canoas, andam nus, comem mandioca. Com isso operam com a noção de "índio genérico", ignorando a diversidade que sempre existiu entre as sociedades indígenas.

 IV. Os manuais de história do Brasil tratam do índio durante o período colonial. Notam que os índios foram inicialmente usados como mão-de-obra escrava, mas logo revelaram sua índole preguiçosa, de gente não-afeita ao trabalho.

V. Em muitos manuais didáticos observa-se uma imagem contraditória do índio. Ora ele é o bom selvagem que precisa ser civilizado, ora é o mau selvagem que precisa ser mantido como está, em isolamento.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas.

Avalie as afirmativas abaixo sobre as contribuições de Roberto Cardoso de Oliveira sobre o tema do contato interétnico.

I. A teoria da fricção interétnica desenvolveu-se adotando a perspectiva elaborada pela teoria da aculturação, desenvolvida no seio da antropologia norte- americana.

 II. O problema da fricção interétnica é percebido como um tema de caráter sociológico.

III. A característica básica da situação de contato é a natureza contraditória das relações entre as entidades envolvidas na situação interétnica, onde a existência de uma entidade tende a negar a da outra.

IV. A situação de contato é tomada como uma totalidade sincrética, na qual as sociedades em oposição não possuem dinâmicas próprias nem contradições internas, sendo a oposição estruturante e única a oposição entre as sociedades tribais e a sociedade nacional.

V. Na análise do contato interétnico, a dimensão política do contato resume-se à relação generalizante dominado-dominador, que assume nesse contexto a forma sociedade nacional-sociedade indígena.

Assinale a opção que indica apenas as afirmativas corretas

As relações entre o Estado brasileiro e as populações indígenas são orientadas, entre outras coisas, por um aparato legal-burocrático formado por um conjunto de leis, códigos, decretos, diplomas, portarias e instruções. Avalie as proposições que se seguem sobre esse tema.

 I. Uma característica das principais leis que dizem respeito aos índios é que elas são leis feitas pelos não-índios para definir os direitos dos índios.

II. Segundo a Constituição vigente no Brasil, dada a natureza específica das culturas e sociedades indígenas, os índios necessitam de proteção do Estado e por isso não podem ter os mesmos direitos básicos de todo cidadão brasileiro.

III. A proteção dos índios deve ser feita por organismos indicados pelo Estado. Desde 1988, por imposição constitucional, o Estado indica como instituições tutoras dos povos indígenas a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), a Igreja Católica e a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde).

IV. Pela Constituição de 1988, a tutoria exercida pelas instituições indicadas pelo Estado brasileiro é parcial, no sentido de que cada instituição exerce a tutoria em áreas específicas. Assim há instituições que exercem a tutoria no que toca à educação e integridade moral dos índios, outra é tutora da saúde e do planejamento familiar, outra é tutora do acesso à terra e exercendo também proteção da integridade física dos índios.

V. A prática administrativa de demarcação participativa das terras indígenas exemplifica a tendência no sentido da quebra progressiva do regime tutelar que se observa no presente, graças, entre outras coisas, às mudanças jurídicas promovidas depois da Constituição de 1988.

Assinale a opção que indica apenas as proposições corretas

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