Questões de Antropologia do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia do ano 2004

No tocante às principais teorias do parentesco elaboradas na antropologia, assinale a opção correta

A Antropologia Política como um campo de estudo da Antropologia tem como marco o ano de 1940, quando foram publicadas duas obras que se tornaram clássicas na disciplina: Os Nuer, de Evans-Pritchard, e Sistemas Políticos Africanos, organizado por Fortes e Evans-Pritchard. Assinale a opção que melhor representa as contribuições dessas obras.

Toda sociedade tem instituições voltadas para o controle social, que podem assumir a forma de mecanismos inibidores e mecanismos punitivos. Segue uma lista de repertórios voltados para o controle que operam basicamente como medidas inibidoras do comportamento anti-social e que não se baseiam no poder coercitivo de uma autoridade institucionalizada.

O uso do conceito de "organização social", elaborado por Firth, trouxe para a cena alguns novos temas para a análise antropológica. Analise as seguintes opções:

I. O conceito de "organização social" permite uma abordagem direta da questão de como os grupos de filiação unilinear se organizam em linhagens e clãs.

 II. O uso do conceito de "organização social" envolve a análise do exercício da escolha e dos processos de tomada de decisão.

III. A idéia de "organização social" ajuda os antropólogos a elaborar hipóteses sobre a eficácia dos ritos sociais que participam da mudança de status das pessoas.

IV. O conceito de "organização social" contribui para o entendimento de como os grupos sociais põem juntos elementos diversos em uma relação comum, implicando, portanto, algum grau de unificação.

V. Como os grupos arranjam a ação em seqüências ordenadas, em conformidade com fins sociais selecionados, esse é o foco do conceito de "organização social".

Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.

A abordagem de Radcliffe-Brown sobre a estrutura social tinha como pressuposto a idéia de equilíbrio funcional, dando pouco espaço para a explicação do conflito e da mudança social. Julgue as proposições que se seguem sobre os esforços feitos para trazer a questão do conflito e da mudança para os estudos estruturais.

I. Em Sistemas Políticos da Alta Birmânia, Leach realiza uma crítica às suposições de que as sociedades existem em equilíbrio.

II. O conceito de "filiação complementar" foi elaborado por Fortes para tratar da mudança na estrutura das linhagens africanas.

III. A abordagem de Gluckman aos rituais de rebelião africanos revela os conflitos e as contradições no interior da estrutura, mas não é verdadeiramente uma teoria da mudança. Os ritos analisados pelo autor dão expressão a rebeliões rituais com a finalidade de manter a ordem estrutural.

IV. A teoria da mudança elaborada no seio da antropologia britânica tinha como ponto de partida a descrição das contradições e conflitos universais que habitam a estrutura da personalidade humana.

V. Murdock, aluno de Radcliffe-Brown, elaborou um esquema teórico que permitiu analisar a mudança social nas sociedades mediterrâneas da África do Norte.

Assinale a opção que identifica apenas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis