Questões de Antropologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Antropologia

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

A abordagem qualitativa de pesquisa envolve alguns pressupostos sobre a natureza da sociedade humana e sobre as ciências sociais, os quais devem ser explicitados para a compreensão teórica e metodológica de seus diferentes tipos de estudo. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.

III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

A respeito do conceito de relativismo social, julgue os itens a seguir.

I O que a perspectiva de Malinowski indicava era a verdadeira possibilidade de uma compreensão por meio da “comparação por contraste” ou “comparação relativizadora”, uma modalidade de dar sentido à diversidade social, tomando como foco a própria descontinuidade, voltando-se contra a sociedade do observador.

II O relativismo cultural é considerado como uma filosofia moral problemática, na medida em que implica sua autonegação.

III O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

IV A ideia de relativismo social tem como pressuposto uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

V Quando vemos um costume diferente, é que acabamos reconhecendo, pelo contraste, nosso próprio costume.

 A quantidade de itens certos é igual a

Do ponto de vista da história da Antropologia, o trabalho de campo intensivo e de longa duração representou uma verdadeira revolução na pesquisa antropológica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

I A pesquisa etnográfica constitui-se do exercício do olhar (ver) e do escutar (ouvir) que impõe ao pesquisador um deslocamento de sua própria cultura para se situar no interior do fenômeno por ele ou por ela observado, pela sua participação efetiva nas formas de sociabilidade, por meio das quais a realidade investigada se lhe apresenta.

II Considera-se a pesquisa de campo como uma etapa do método histórico que busca, em última instância, colocar as várias sociedades estudadas pelos antropólogos em uma escala evolutiva única.

III O antropólogo brasileiro Roberto Cardoso de Oliveira recorreu a uma expressão em inglês para definir a experiência de escrever sobre a experiência de observar o “outro” e escutar o “outro”: Semantical Gap. Isto quer dizer que o antropólogo vivencia, seja na interação face a face, seja no ato de refletir sobre essa experiência, o momento de descoberta do “outro”, e é este o momento no qual o pesquisador faz um retorno a si mesmo, porque ele também se redescobre nessa descoberta.

IV Se o método etnográfico é composto por inúmeros procedimentos, incluindo levantamento de dados de pesquisa probabilística e quantitativa (demografia, morfologia, geografia, genealogia etc.); a observação direta é sem dúvida a técnica privilegiada para investigar os saberes e as práticas na vida social e reconhecer as ações e as representações coletivas na vida humana.

V O antropólogo reconhece, ao se relacionar com o “outro” na pesquisa de campo, uma similitude, uma aproximação, uma ponte entre valores que são definidos, desde a fundação da premissa de estranhar o “outro”, como parte do relativismo cultural.

A quantidade de itens certos é igual a

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis