Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2009

          Uma empresa multinacional, sediada no estado do Ceará, importa matéria-prima para produção de agrotóxicos. Após a fabricação, esses produtos são distribuídos para venda dentro do estado, para diversas revendas ou diretamente para agricultores.

 Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir.

As atividades referentes à fiscalização de agrotóxicos estão divididas entre os órgãos de agricultura, saúde e meio ambiente.

Julgue os seguintes itens, acerca dos viveiros para mudas frutíferas.

I. Os substratos utilizados em viveiros de mudas frutíferas devem ser livres de pragas, doenças e plantas invasoras.

II. Entre os diversos tipos de recipientes utilizados pelos viveiristas na produção de mudas frutíferas, incluem-se bandejas de poliestireno, tubetes, sacos e vasos plásticos.

III. O trabalho de viveiristas com mudas de laranjeira préimunizadas com estirpe fraca do vírus da tristeza dos citros constitui uma proteção cruzada.

IV. O limoeiro-cravo, dada a resistência que apresenta à gomose de citros, pode ser utilizado como porta-enxerto para citricultura.

Estão certos apenas os itens

Para o manejo adequado do pomar, o agricultor deve tomar algumas medidas, entre as quais se inclui o controle de doenças e pragas que atacam as plantas frutíferas. No que se refere ao manejo fitossanitário do abacaxizeiro, assinale a opção correta.

Um agricultor plantou 100 hectares de bananeira da variedade maçã e, após 2 anos de instalação, 50% do pomar já apresentavam sintomas de murcha e morte das plantas. Após análise, constatou-se, no solo em que estavam as plantas com o sintoma descrito, a presença de alta população de fungos do gênero Fusarium.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.

Um citricultor plantou 200 hectares de laranjeira da variedade pera, utilizando mudas enxertadas de boa qualidade fisiológica e sanitária. No plantio, para que as mudas não tombassem, elas foram plantadas com o colo enterrado 5 cm no solo. Cerca de dois anos após o plantio, 20% das plantas apresentavam exsudação de goma em lesões de tronco e de colo, tendo os tecidos infectados secado completamente, o que causou a morte de algumas plantas.

Nessa situação hipotética,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis