Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2009

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Agricultura/Agropecuária do ano 2009

Com relação às doenças que ocorrem na citricultura e ao seu controle, assinale a opção correta.

Julgue os itens subsequentes, que dizem respeito a pragas não quarentenárias regulamentadas (PNQR).

I. A presença de PNQR em mudas prontas para o plantio não influi no crescimento das plantas, por isso os impactos econômicos dela decorrentes são considerados aceitáveis.

II. Em plantas de propagação vegetativa, a presença de PNQR, como viroses em bataticulturas, pode causar enormes prejuízos econômicos.

III. Em cafeeiros, os nematóides de galhas são considerados PNQR. Para o controle dessa doença, tem-se mostrado bastante eficiente a enxertia com a utilização de porta-enxerto resistente.

IV. É de 10% o nível de tolerância máxima de presença de PNQR causadora de murchadeira provocada por Ralstonia em um campo de produção de sementes de batata.

Estão certos apenas os itens

Julgue os próximos itens, acerca do manejo integrado de doenças e pragas em fruteiras.

I. O objetivo do manejo integrado de pragas é o de reduzir a população de agentes de modo a permitir que seus inimigos naturais permaneçam na plantação agindo sobre as pragas e favorecendo a volta do equilíbrio natural desfeito pela plantação e pelo uso de defensivos agrícolas.

II. O manejo integrado da fusariose da bananeira deve ser realizado por meio do uso de variedades resistentes e de mudas sadias e selecionadas, bem como do tratamento dos frutos. Nesse caso, o uso de fungicidas sistêmicos por pulverização apresenta controle curativo satisfatório dessa doença.

III. No manejo integrado de pragas da citricultura, devem ser utilizadas armadilhas para a avaliação dos níveis de população de pragas, dando-se preferência aos métodos de controle biológicos, biotecnológicos, culturais, físicos e genéticos; caso haja necessidade, deve-se empregar métodos de controle químico.

IV. Constituem medidas recomendáveis para o controle integrado da seca da mangueira: estabelecer as podas de limpeza após a colheita, eliminando-se os ponteiros ou as panículas da produção anterior; proteger as áreas podadas com fungicidas sistêmicos; desinfestar as ferramentas usadas na poda; adubar e irrigar adequadamente todo o pomar; eliminar plantas mortas ou em estágio avançado da doença; pulverizar as plantas sadias com fungicidas sistêmicos.

A quantidade de itens certos é igual a

Com relação ao manejo de plantas invasoras em pomar de mangueiras e em pomar de citros, julgue os seguintes itens.

I. Durante o período mais seco do ano, o pomar deve ser mantido limpo tanto em suas linhas quanto em suas entrelinhas.

II. No período de chuvas, não se recomenda o uso de roçadeiras nas entrelinhas do pomar, devendo-se evitar, também, o uso de herbicidas ou a realização de capina manual nas linhas de plantio, para não ferir o sistema radicular.

III. Muitos produtores de manga e citros têm utilizado, em seus pomares, com grande sucesso, culturas intercalares com gramíneas e(ou) leguminosas ou fruteiras, como o mamoeiro, visto que tal combinação, facilita o manejo de plantas invasoras e representa ganhos econômicos, além dos benefícios decorrentes da fixação de nitrogênio feita, principalmente, pelas leguminosas.

IV. Os herbicidas não seletivos de contato - como o Gliphosate - e os sistêmicos - como o Paraquat - podem ser utilizados, para o controle eficiente de plantas invasoras, em pomares de citros e manga, desde que a aplicação seja localizada e a deriva do herbicida, evitada.

Estão certos apenas os itens

No que diz respeito às áreas de ocorrência e às áreas livres de praga, bem como ao sistema de mitigação do risco de praga, assinale a opção correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis