Questões de Administração da CONSULPLAN

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O processo de tomada de decisão é uma das funções mais críticas para as organizações, por isso é prudente que este processo aconteça sempre com o respaldo de dados e informações de forma a minimizar as incertezas. Para cada nível organizacional há um sistema de informação mais adequado ao atendimento de suas necessidades, como, por exemplo, no nível gerencial, onde os Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs) funcionam como um apoio à gestão organizacional. São características dos Sistemas de Informação Gerenciais (SIGs), EXCETO:

Para um melhor atendimento ao mercado consumidor, visando a satisfação do cliente, é muito importante que as empresas que possuam setores produtivos tenham conhecimento sobre qual é a sua capacidade de produção. Esta informação é muito importante para a realização do planejamento sobre a compra com fornecedores, armazenamento, atendimento aos clientes etc. De acordo com o exposto, analise a afirmativa apresentada a seguir.

“A empresa CAR‐PEÇAS, especializada na produção de peças automotivas, pretende realizar um planejamento de sua capacidade mensal de produção. Considerando que a empresa funciona 22 dias úteis (em um mês com 30 dias) e com dois turnos de trabalho de sete horas cada um e, ainda, que a linha de produção possui uma capacidade produtiva de 120 unidades/hora. Através desses dados é correto afirmar que a capacidade instalada é de ________ e a capacidade disponível é de ________ utensílios plásticos/mês.”

Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Um dos grandes desafios do administrador é criar formas para motivar as pessoas. Funcionários motivados são mais comprometidos com os objetivos organizacionais e apresentam‐se mais propensos à produtividade e à criatividade no ambiente de trabalho. No entanto, para que o processo de “motivar pessoas” alcance resultados satisfatórios é preciso conhecer as pessoas, quais são as suas necessidades e objetivos organizacionais e, ainda, estudar as diversas teorias sobre a motivação. A teoria de McClelland ou “Teoria das Necessidades Aprendidas” enfatiza que as necessidades humanas são aprendidas e adquiridas pelas pessoas ao longo de suas vidas, reunindo‐as em três necessidades básicas. A seguir, relacione adequadamente as necessidades básicas às suas respectivas definições.

1. Necessidade de realização.

2. Necessidade de poder.

3. Necessidade de afiliação.

( ) É o desejo de controlar os outros, de ser responsável pelos outros ou de influenciar o seu comportamento. Esta necessidade leva as pessoas a influenciar as outras e vencê‐las pela argumentação. Isto pode ser negativo quando se tenta dominar e submeter as outras pessoas ou pode ser positivo, quando se tenta um comportamento persuasivo e inspirador.

( ) É o desejo de interação social, de estabelecer e manter amizades e relações interpessoais com os outros. A pessoa que possui esta necessidade coloca o relacionamento social antes das tarefas de realização pessoal.

( ) É o desejo de ser excelente, melhor ou mais eficiente, resolver problemas ou dominar tarefas complexas. A pessoa que possui essa necessidade gosta de ter responsabilidade, traça metas próprias, assume riscos calculados e deseja a retroalimentação de seu próprio desempenho.

A sequência está correta em

Nos primórdios da administração, Henri Fayol foi o precursor da teoria conhecida como “Administração Clássica”. Esta corrente tinha como principal abordagem a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Sobre as atividades administrativas que constituem os elementos da administração, segundo Fayol, assinale a afirmativa INCORRETA.

A otimização dos processos industriais é essencial para que as organizações possam aumentar a eficiência de seus processos produtivos. Uma das formas mais seguras de se alcançar este objetivo é através da administração das perdas que ocorrem durante o transcorrer dos processos industriais. Estas perdas são conhecidas como “paradas”, sendo que algumas são naturais e ocorrem de forma planejada, por outro lado, existem algumas “paradas” que ocorrem por falhas ou ineficiências no processo, sendo estas, passíveis de uma melhor administração. A seguir estão discriminadas algumas das “paradas” mais comuns que podem ocorrer no transcorrer de processos produtivos. Classifique‐as em “planejadas” ou “não planejadas”.

A sequência está correta em

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