Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento da CESPE / CEBRASPE

Assinale a opção correspondente à sequência correta das etapas de desenvolvimento de grupo, segundo Bruce W. Tuckman em Teoria de Desenvolvimento de Grupo, de 1965, revisitada em 1977.
  • A. formação / adiamento / turbulência / normatização / desempenho
  • B. turbulência / adiamento / formação / normatização / desempenho
  • C. formação / turbulência / normatização / desempenho / adiamento
  • D. turbulência / formação / normatização / desempenho / adiamento
  • E. formação / turbulência / adiamento / normatização / desempenho
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Treinamentos e desenvolvimento de pessoal devem ser avaliados para que se determine sua real efetividade, por exemplo, no aprendizado, no comportamento no cargo e no resultado financeiro da organização. A esse respeito, assinale a opção correspondente ao tipo de avaliação que busca identificar a efetividade e os benefícios em relação aos custos gerados para a oferta das ações de treinamento.
  • A. avaliação de reação
  • B. avaliação de aprendizagem
  • C. avaliação de impacto no comportamento
  • D. avaliação de resultados ou de retorno do investimento
  • E. avaliação de transferência do treinamento
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Acerca da gestão e da prestação de serviços públicos no Brasil, julgue os itens a seguir. Ao planejar capacitações para sua equipe, o gestor deve estabelecer objetivos para o treinamento, a exemplo da promoção de atitudes, que se refere ao desenvolvimento de capacidades intelectuais.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. A aprendizagem contínua está relacionada à educação de toda a vida do indivíduo, com ênfase em diferentes saberes e nas perspectivas profissionais futuras.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. Eventos educacionais de curta e média duração focados na melhoria do desempenho funcional e na qualificação profissional contínua são exemplos de treinamento nas organizações.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Considerando as teorias e os processos de aprendizagem, treinamento e desenvolvimento nas organizações, julgue os itens a seguir. Organizações que aprendem são aquelas bem-sucedidas, mais ágeis e que valorizam o aprendizado coletivo de seus membros.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Na literatura, ao ser abordado competência em uma perspectiva de desenvolvimento humano nas organizações, competência genérica está definida como aquela que engloba
  • A. aspectos necessários para converter entradas em saídas, como inovação, empreendedorismo, cultura e aprendizagem.
  • B. bens estratégicos intangíveis e fundamentados em conhecimento, associados ao valor dos produtos e serviços para os stakeholders.
  • C. características individuais que envolvam o manejo de tarefas menos rotineiras, programadas e técnicas.
  • D. as capacidades dos gestores de articular uma visão estratégica e comunicá-la a toda a organização.
  • E. todos os recursos físicos, de capital e humanos, conhecimentos que capacitam a organização.
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Os fatores situacionais que influenciam o desempenho no trabalho do empregado incluem
  • A. o seu nível de formação e da equipe bem como sua compatibilidade com as tarefas organizacionais.
  • B. o esforço necessário para que ele realize determinada tarefa que integra as suas atribuições.
  • C. a capacidade para executar as tarefas que lhe são designadas.
  • D. a qualidade dos materiais disponíveis para que ele realize as suas tarefas.
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As fases que constituem, de forma sequencial, um ciclo completo de avaliação em treinamento e desenvolvimento (TD&E) são
  • A. reações, aprendizado, comportamento e resultados, encadeamento que garante avaliação desde as percepções acerca das ações TD&E até os resultados alcançados.
  • B. comportamento, reações, aprendizado e resultados, encadeamento que garante avaliação desde as atitudes para TD&E até os resultados alcançados.
  • C. aprendizado, reações, resultados e comportamento, encadeamento que garante avaliação desde as aprendizagens anteriores até os comportamentos esperados no trabalho.
  • D. resultados, reações, comportamento e aprendizado, encadeamento que garante avaliação desde os resultados anteriores de TD&E até o aprendizado de competências.
  • E. reações, comportamento, resultados e aprendizado, encadeamento que garante avaliação desde as percepções acerca das ações TD&E até o aprendizado de competências.
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Julgue os itens subsequentes, a respeito de gestão de desempenho e de análise e descrição de cargos. O apoio técnico e comportamental provido por gestores e demais funcionários é o elemento que mais responde pelo sucesso de ações de treinamento organizacional relativamente a aprendizagem e mudança de desempenho no trabalho.
  • C. Certo
  • E. Errado
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