Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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Depois de ter passado cerca de seis anos consolidando e reduzindo custos para seguir seu caminho por meio da recessão, a alta administração do Hospital Saúde Total voltou-se para uma nova estratégia em 2016. Como o próprio CEO disse: “Estamos agora falando de uma mudança cultural [...] tornando-se mais do que uma empresa em crescimento”. No entanto, a alta administração do Hospital Saúde Total sabia que a expansão não ocorreria sem melhoria do serviço ao cliente. Para realizar essa nova estratégia de crescimento, o Hospital implementou um novo programa de treinamento. Em vez de apenas assistir a um vídeo institucional de 90 minutos, como faziam, anteriormente, as recepcionistas, agora tinham três sessões de treinamento de 30 minutos, destinadas a cultivar os mais elevados níveis de serviços ao cliente. A administração do Hospital acredita que o programa de treinamento e, consequentemente, a melhoria no atendimento será o maior fator na consecução das metas de crescimento.

Para a realização do treinamento, é necessário seguir algumas etapas. Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA dessas etapas.

Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. O treinamento é um processo cíclico e contínuo composto e ordenado em quatro etapas. Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta dessas etapas.

Com referência ao levantamento de necessidade de treinamento, analise as afirmativas a seguir.

I. Necessidades de treinamento são as carências de preparo profissional das pessoas, ou seja, a diferença entre o que uma pessoa deveria saber e fazer e aquilo que ela realmente sabe e faz.

II. A análise organizacional é realizada a partir do diagnóstico de toda a organização, para verificar os aspectos da missão, da visão e dos objetivos estratégicos que o treinamento deve atender.

III. A análise dos recursos humanos é um diagnóstico a partir do perfil das pessoas, para determinar quais os comportamentos, atitudes, conhecimentos e competências necessários para que as pessoas possam contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos da organização.

IV. A análise da estrutura de cargos, que é realizada a partir do exame dos requisitos e especificações dos cargos, visa a determinar quais são as habilidades, destrezas e competências que as pessoas deverão desenvolver para desempenhar adequadamente os cargos.

V. A análise do treinamento, realizada a partir dos objetivos e metas que deverão ser utilizados como critérios para avaliação da eficiência e eficácia do programa de treinamento.

Estão corretas as afirmativas

Para que a adoção da gestão por resultados seja exitosa, é preciso saber como o processo realmente funciona e se ele é de fato adequado para atingir os objetivos propostos. Sobre as características da gestão por resultados, analise as afirmativas a seguir.

I. A chave para todo o processo é o foco nos procedimentos, porque os resultados dependem da eficiência das etapas realizadas.

II. A liderança sendo mais participativa faz com que a responsabilidade por atingir ou não os resultados propostos seja de todos.

III. Na gestão por resultados, os diferentes setores trabalham com autonomia e devem definir os procedimentos adequados para chegar ao resultado desejado.

Está correto o que se afirma em

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