Listagem de Questões sobre PMBOK
Assinale a alternativa correta de acordo com o Guia PMBOK® 2004.
Fazer uma estimativa de custos análoga significa usar o custo real dos projetos anteriores semelhantes como base para estimar os custos do projeto atual. A estimativa de custos análoga é freqüentemente usada para estimar custos quando existe uma grande quantidade de informações detalhadas sobre o projeto atual. Essas informações são usadas como pontos de comparação entre o projeto atual e os anteriores.
Para determinar os valores de custo de recursos a pessoa ou o grupo que prepara as estimativas deve conhecer os valores macros (valores de custo total, como o custo de um contrato similar). Para produtos, serviços ou resultados a serem obtidos sob contrato, é possível incluir os valores padrão com fatores de reajuste no contrato.
Estimativa de custo bottom-up é uma técnica envolve a estimativa dos custos de pacotes de trabalho individuais ou de atividades do cronograma individuais com o nível mais baixo de detalhes. Esses custos detalhados são, então, sumarizados, ou seja, os detalhes são "recolhidos", restando apenas os níveis mais altos para fins de distribuição de informações e acompanhamento. Em geral, as atividades com maior esforço associado aumentam a exatidão das estimativas de custos da atividade do cronograma.
A estimativa paramétrica é uma técnica que utiliza uma relação estatística entre dados históricos e outras variáveis para calcular uma estimativa de custos para um recurso de uma atividade do cronograma. Esta técnica pode produzir níveis mais altos de exatidão dependendo da sofisticação e também da quantidade de recursos e dos dados de custos subjacentes incorporados ao modelo. Um exemplo relacionado ao custo envolve multiplicar a quantidade executada de trabalho do projeto atual pelo custo histórico por unidade para obter o custo estimado.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Complete o trecho abaixo tornando-o verdadeiro de acordo com a alternativa correta. Considere os conceitos do Guia PMBOK® 2004. O gerenciamento ____________ é a área de conhecimento que emprega os processos necessários para ____________ e ___________ projeto de forma ___________.
das comunicações do projeto / garantir a geração, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação / destinação final das informações sobre o / oportuna e adequada.
do escopo do projeto / garantir a coleta, armazenamento, recuperação / destinação final dos requisitos do / clara e concisa.
de tempo do projeto / garantir a análise, distribuição / organização do tempo do / otimizada
de recursos humanos do projeto / garantir a distribuição, controle de atividades / garantir a assiduidade e pontualidade das pessoas envolvidas no / oportuna e adequada.
de aquisições do projeto / garantir a compra / distribuição dos recursos necessários ao / econômica e adequada.
A declaração do escopo do projeto fornece informações importantes sobre as necessidades e estratégias do projeto consideradas durante o processo planejar compras e aquisições.
As diversas atividades envolvidas nos processos de gerenciamento de aquisições do projeto compõem o ciclo de vida de projeto. É possível evitar ou mitigar alguns riscos identificáveis do projeto gerenciando ativamente o ciclo de vida do projeto e redigindo cuidadosamente os termos e as condições do contrato.
Contratos de preço global envolvem um preço total variável para um produto bem definido. Eles podem também incluir incentivos para que objetivos selecionados para o projeto, como metas de cronograma, sejam atingidos ou superados.
Contratos de custos reembolsáveis envolvem o pagamento para o fornecedor de um valor total fixo para um produto bem definido. Eles podem também incluir incentivos para que objetivos selecionados para o projeto, como metas de cronograma, sejam atingidos ou superados
O plano de gerenciamento de aquisições deve ser formal e detalhado de forma a especificar as necessidades do projeto. O plano de gerenciamento de aquisições é um componente essencial do plano de gerenciamento do projeto.
Um conceito inaplicável para a interação entre os processos de gerenciamento de projetos é o ciclo PDCA (plan-do-check-act, planejar-fazer-verificar-agir).
Os processos de gerenciamento de projetos não podem ser realizados fora do escopo de controle do projeto.
O Grupo de processos de iniciação inicia um projeto ou uma fase do projeto e as saídas definem a finalidade do projeto, identificam os objetivos e autorizam o gerente de projetos a iniciar o projeto.
Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto é um processo que trata principalmente da autorização do projeto e Desenvolver o Termo de Abertura da Fase é processo que trata principalmente da autorização da fase. Esses processos são necessários para documentação das necessidades de negócios e do novo produto, serviço ou outro resultado que deve satisfazer esses requisitos.
O Grupo de processos de iniciação ajuda a coletar informações de muitas fontes, algumas delas mais completas e confiáveis que outras. Os processos de iniciação também identificam, definem e amadurecem o escopo do projeto, o custo do projeto e agendam as atividades do projeto.
Segundo o Guia PMBOK® 2004, a lista de fornecedores qualificados é uma das saídas do processo
planejar compras e aquisição.
selecionar fornecedores.
solicitar respostas de fornecedores.
planejar contratações.
administração de contratos
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