Questões sobre Abordagem Estruturalista da Administração

O departamento de recursos humanos, para suprir as necessidades atuais, vem se transformando em gestão de pessoas. Com relação a esse tema, julgue os itens subsequentes. Segundo Weber, pensador da escola de relações humanas, os conflitos existentes na empresa, se administrados produtivamente, podem ser construtivos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Com relação a conceito e tipos de estrutura organizacional, julgue os próximos itens. A estrutura burocrática é o tipo de estrutura que tende a centralizar o poder e controlar os colaboradores, podendo ocasionar baixa motivação nas equipes.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere as afirmativas abaixo sobre o Modelo de Sistema Burocrático:

I. Predomínio da interação horizontal sobre a vertical. Confiança e crença recíprocas.

II. Participação e responsabilidade multigrupal, à luz dos conhecimentos dos indivíduos sobre as tarefas da organização como um todo.

III. Alta centralização do processo de tomada de decisões, geralmente afeta os níveis superiores. Pouca delegação.

IV. Cargos ocupados por especialistas, com atribuições sistematicamente definidas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e III.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. II, III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em uma instituição pública do tipo linear, qual princípio rege que cada pessoa tenha apenas um único e exclusivo chefe?
  • A. Unidade de direção
  • B. Centralização da autoridade
  • C. Cadeia escalar
  • D. Unidade de comando
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considere a reportagem para responder à questão que segue.

A teoria da burocracia estava focada no entendimento das rotinas e estruturas organizacionais para explicar o comportamento das organizações e sua dinâmica de gestão. Nessa teoria, um dos princípios burocráticos era de que a eficiência organizacional era obtida pela uniformidade de rotinas e regulamentos, pois esses contribuem para a redução de erros e custos. Contudo, com o tempo, vários princípios burocráticos adotados no sentido de alcançar eficiência, como esse, acabaram por gerar ineficiências, como pode ser visto no texto. Isso ocorre porque o apego aos meios burocráticos se tornou mecânico e a devida reflexão de sentido com os fins buscados deixou de ser observada, ocasionando o que se chamou de disfunções burocráticas. São também, nessa ordem, princípios burocráticos e disfunções burocráticas consequentes

  • A. a documentação e formalização das comunicações e procedimentos e o consequente excesso de papelório.
  • B. a conformidade a rotinas e procedimentos e a consequente hierarquização engessada das decisões.
  • C. a impessoalidade nas relações e a consequente resistência a mudanças.
  • D. a hierarquização de autoridade e profissionalização das funções e a consequente despersonalização dos relacionamentos.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No contexto das teorias da administração, o modelo de Weber busca maior eficiência, com a implementação de um sistema social racional de burocracia, cujo controle vai garantir previsibilidade do funcionamento da organização. Por isso, uma organização burocrática é essencialmente
  • A. sujeita a ingerências políticas e a regras racionais de interesse pessoal.
  • B. portadora de alto grau de especialização, dinâmica e flexível na divisão do trabalho.
  • C. obediente a regras racionais e funciona com base em autoridade não hierarquizada.
  • D. impessoal e funciona com regras bem definidas em atos e comunicações formalizadas.
  • E. livre dos termos competência técnica e meritocracia.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:
  • A. divisão do trabalho e padronização das atividades.
  • B. agrupamento em unidades e amplitude de controle.
  • C. sistema de comunicação informal e supervisão direta.
  • D. padronização dos outputs e ajuste mútuo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Uma área jurídica de uma organização, considerando a posição e a função adequadas, deve estar
  • A. próxima à presidência para assessorá-la.
  • B. próxima às áreas-fins para apoiá-las.
  • C. ligada às áreas-meio para dar-lhes suporte.
  • D. ligada às áreas operacionais para conhecer suas reais demandas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Alguns autores afirmam que as organizações são verdadeiras coleções de processos. Por isso, é necessário que as pessoas entendam como planejar e implementar a gestão por processos em suas organizações. A implementação da gestão por processo requer
  • A. a definição da cadeia de valor interna.
  • B. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • C. o desenho da estrutura funcional da organização.
  • D. a definição do custo de cada processo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No que se refere às habilidades gerenciais, a habilidade técnica é utilizada no seguinte nível hierárquico:
  • A. administração superior.
  • B. alta gerência.
  • C. gerência intermediária.
  • D. supervisão de primeira linha.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: