Questões sobre Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Organização e Estrutura do Estado, Governo e Administração

 A organização administrativa dos serviços do órgão municipal visa atender a população em suas necessidades, para isso há algumas secretarias importantes. Relacione as colunas a seguir e identifique qual das opções melhor representa a sequência de definições da 2ª coluna:


1ª Coluna


1.Secretaria de Saneamento / Departamento de Água.

2.Secretaria de Educação.

3.Secretaria de Serviços Públicos / Obras e Serviços Públicos / Urbanismo.


2ª Coluna 


(__)Cuida das escolas, dos professores, dos estudantes. É a secretaria que faz a indicação de que quantidade é preciso comprar de merenda, controla informação de faltas de alunos, elabora projetos de lei referentes à educação (como planos de educação), faz toda a coordenação pedagógica de professores e distribui os profissionais da educação conforme a demanda da cidade. Geralmente é a maior secretaria em número de servidores públicos. Também presta contas sobre os recursos da educação.


(__)Cuida do tratamento de água, do encanamento, bombeamento e estoque de água para o consumo da população. Também gerenciam a captação e tratamento de esgoto, além de ser responsável pela cobrança da taxa de água e cortes de água.


(__)É o órgão que cuida da limpeza pública, varrição, pequenas obras em ruas (problemas em bueiros, calçadas). É a secretaria que congrega maior número de pedreiros, encanadores, eletricistas da prefeitura. Realizam consertos nos prédios públicos, na fiação, em lâmpadas, no piso, em janelas, etc. Quase sempre é a secretaria que gerencia a coleta de lixo na cidade.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Analise as afirmativas a seguir.

I. A transferência dos valores arrecadados à conta específica do Tesouro, responsável pela administração e controle da arrecadação e programação financeira, denomina-se recolhimento.
II. Para que possa ser arrecadada a receita pública extraorçamentária tem de ter sido prevista.
III. Entende-se por previsão de receita pública, o efetivo lançamento de todas as receitas que ingressarão nos cofres públicos.
IV. Na previsão da receita pública, deverão ser desconsiderados os efeitos dos índices inflacionários.
V. A previsão de receitas públicas é a etapa que sucede à fixação do montante de despesas que irão constar nas leis de orçamento, além de ser base para se estimar as necessidades de financiamento do governo.

Está correto o que se afirma apenas em

A gestão do conhecimento aplicada ao setor público prevê o desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos que venham agregar mais valor aos serviços prestados para a sociedade através dos diferentes orgãos. Cada novo conhecimento que é concebido deve passar por 3 processos para sua consolidação. Estes são a criação, o registro e a disseminação. Desta forma se estabelecem novos processos que exigem diferentes rotinas.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao assunto.
1. Deve ser documentado o fluxo de rotinas, assim como sua ordem de precedência, para que fique registrado o novo processo. 2. Este registro deve conter as formas por meio das quais as rotinas são executadas, assim como as entregas parciais de cada uma delas. 3. O registro do fluxo de rotinas deve ser conhecido apenas pelos gestores de setor.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Analise as afirmativas abaixo acerca das rotinas administrativas.
1. As rotinas administrativas são formadas por processos que ocorrem de maneira não sistemática no cotidiano de uma empresa. 2. São exemplos de rotinas administrativas a emissão de notas e recibos e o controle da entrega e saída de materiais. 3. As rotinas administrativas não exigem conhecimento técnico, mas o domínio de tecnologias é essencial.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

À luz da Lei n.º 8.429/1992, que dispõe sobre as sanções aplicáveis em virtude da prática de atos de improbidade administrativa, julgue o  item.

A percepção de vantagem econômica para intermediar a liberação ou a aplicação de verba pública de qualquer natureza constitui ato de improbidade administrativa, situação a qual importa em enriquecimento ilícito.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis