Questões sobre Gestão da informação e do conhecimento

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gestão da informação e do conhecimento

Um sistema de informação é um conjunto de componentes inter-relacionados, utilizados para coletar, processar, armazenar e distribuir a informação, tendo como finalidades principais dar suporte à tomada de decisões e ao controle de uma organização. Analise as afirmativas a respeito das características de um sistema de informação eficaz.

I- Um sistema de informação eficaz deve produzir informações realmente necessárias, confiáveis e atendendo aos requisitos operacionais e gerenciais da tomada de decisão.
II- Um sistema de informação eficaz deve ter por base diretrizes capazes de assegurar a realização dos objetos organizacionais, de maneira direta, simples e eficiente.
III- Um sistema de informação eficaz deve funcionar de maneira independente da estrutura organizacional.
IV- Um sistema de informação eficaz deve ter um fluxo de procedimentos racional, integrado, rápido e de menor custo possível.

É CORRETO o que se afirma apenas em: 

#Questão 1120691 - Administração Geral, Gestão da informação e do conhecimento, Instituto Consulplan, 2025, Hemobrás, Analista Administrativo de Assuntos Corporativos – Assessoria Administrativa

A mudança organizacional é uma realidade inevitável. A empresa que deseja sobreviver e se manter competitiva precisa estar preparada para se adaptar às novas tecnologias, às tendências de mercado e às necessidades dos clientes. A mudança organizacional se refere a qualquer alteração significativa na estrutura, nos processos, na cultura ou na tecnologia de uma organização. Por isso, conhecer e saber aplicar as ferramentas de mudança organizacional é essencial. Quanto às referidas ferramentas, considere os conceitos a seguir.

I. “(...) crescimento de insights e de reestruturações bem-sucedidas de problemas organizacionais provenientes de indivíduos que exercem papéis decisivos na estrutura e nos resultados da organização.” (Simon, 1970, p. 125.)
II. “(...) aquisição, sustentação e mudança de significados intersubjetivos através da expressão e transmissão de ações coletivas.” (Cock e YanoW, 1996, p. 384.)
III. “(...) codificação de interferências oriundas da história da organização que se manifestam por meio de rotinas que guiam o comportamento.” (Levitt e March, 1968, p. 320, apud TSANG, 1997, p. 76.)
IV. “(...) a capacidade, o conjunto de processos internos que mantêm ou melhoram o desempenho baseado na experiência, cuja operacionalização envolve a aquisição, a disseminação e a utilização do conhecimento.” (Díbella, Nevis e Gould, 1996, p. 365.)

Os conceitos se referem a:

Muito se fala sobre a importância do conhecimento para as organizações modernas, pois várias delas estão buscando alinhar suas práticas gerenciais no intuito de agregar maior valor aos seus produtos/serviços, satisfazendo as necessidades de seus clientes internos e externos, para a obtenção da vantagem competitiva, baseada e fundamentada na valorização do capital intelectual e na implementação da gestão do conhecimento. Esse processo envolve uma interação entre diferentes dimensões do conhecimento, a criação de ambientes colaborativos e o alinhamento das práticas de gestão com a valorização do capital intelectual. No âmbito da gestão do conhecimento e da construção coletiva, analise as afirmativas a seguir.

I. O processo de conversão de conhecimento tácito em explícito, conhecido como externalização, representa um desafio crítico para gestores, especialmente porque requer a tradução de experiências subjetivas em conceitos articuláveis, o que é essencial para a criação de novos paradigmas organizacionais.

II. O conhecimento organizacional deve ser tratado como um ativo exclusivamente tangível, uma vez que sua mensuração objetiva é indispensável para a criação de análises confiáveis que assegurem o retorno financeiro de seu uso nas estratégias corporativas.

III. A criação de um ambiente propício à geração e ao compartilhamento de conhecimentos está diretamente relacionada à habilidade dos gestores de integrar dimensões epistemológicas e ontológicas, promovendo interações estruturadas e informais simultaneamente.

IV. A valorização do capital humano e do capital de rede como componentes essenciais da gestão do conhecimento requer que as organizações adaptem suas estruturas hierárquicas, permitindo que a gestão do conhecimento seja descentralizada e fluida, superando barreiras culturais e estruturais significativas.

V. A espiral do conhecimento, enquanto processo dinâmico e interativo, exige que as organizações superem a dicotomia entre conhecimento tácito e explícito, buscando modelos de gestão baseados em redes de conhecimento distribuídas que eliminem a necessidade de interações presenciais entre os stakeholders.


Está correto o que se afirma apenas em

Além da limpeza efetiva, o trabalhador de limpeza urbana pode auxiliar na parte administrativa, fornecendo dados sobre rotas e demandas. Marque a alternativa CORRETA que resume essa participação:

A agenda é uma das ferramentas que contribui para a organização do trabalho, sendo de importância no decorrer da rotina diária, uma vez que

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis