Questões sobre Abordagem Clássica da Administração

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Abordagem Clássica da Administração

A função de organizar envolve necessariamente quatro componentes: tarefas, pessoas, órgãos e relações, e o desenho organizacional constitui a maneira de modelar a estrutura da organização. O diagrama que descreve o arranjo básico das posições de trabalho de indivíduos e grupos na estrutura organizacional é o

“São tantas as ideias sobre a administração, que já se falou em uma selva das teorias – onde as pessoas entram e se perdem” (MAXIMIANO, 2018, p. 10). Embora existam classificações mais complexas, a figura abaixo representa uma classificação simples sobre as principais escolas da administração. Sobre essas escolas e suas consequências, analise as assertivas abaixo e assinale a única alternativa CORRETA. 

Imagem associada para resolução da questão


MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2018. p. 434.

A Abordagem Clássica da Administração se desenvolveu no despontar do século XX. Essa abordagem concentra, principalmente, os estudos de dois engenheiros que, embora sob pontos de vista diferentes e sem contato entre si, seus objetivos convergiram em aumentar a efi ciência das organizações industriais. Sobre as principais ideias e características dessa abordagem, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I - A Abordagem Clássica se desdobra na Escola da Administração Científica, idealizada principalmente pelo engenheiro americano Henry Ford; e pela Teoria Clássica da Administração, desenvolvida pelos estudos do engenheiro Henry Fayol.
II - A Teoria Clássica representava uma corrente anatômica e fisiologista, preocupada em alcançar a eficiência da organização por meio da disposição de seus departamentos e suas inter-relações estruturais.
III - A Administração Científica é representada, principalmente, pelo processo da Organização Racional do Trabalho (ORT), que buscava tornar a estrutura organizacional eficiente, a partir dos órgãos e departamentos.

De acordo com Chiavenato (2004, p. 2), “A Teoria Geral da Administração (TGA) é o campo do conhecimento humano que trata do estudo da Administração das organizações”. O autor traz definições acerca das principais Teorias Administrativas e de seus enfoques. Tendo em vista as teorias administrativas numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

1ª Coluna
l.  Teoria das Relações Humanas ll.  Teoria do Comportamento Organizacional lll. Teoria do Desenvolvimento Organizacional lV. Teoria Estruturalista
2ª Coluna
( ) Teoria segundo a qual descentralizam-se as decisões e delegam-se responsabilidades às equipes de forma a “permitir liberdade para que as pessoas dirijam suas tarefas, assumam os desafios decorrentes e satisfaçam suas necessidades de auto-realização.” (CHIAVENATO, 2004, p. 272). ( ) Essa teoria estabelece objetivos e estratégias para a empresa e suas equipes, considerando que “um objetivo organizacional é uma situação desejada que a organização tenta atingir.” (CHIAVENATO, 2004, p. 244). Considera, ainda, que “a estratégia é a maneira pela qual uma organização lida com seu ambiente para atingir seus objetivos.” (CHIAVENATO, 2004, p. 247). ( ) Teoria segundo a qual “o nível de produção é influenciado mais pelas normas do grupo do que pelos incentivos salariais e materiais de produção.” (CHIAVENATO, 2004, p. 88). Considera, ainda, que “o ser humano é motivado pela necessidade de “estar junto”, de “ser reconhecido”, de receber adequada comunicação.” (CHIAVENATO, 2004, p. 88). ( ) Essa teoria prevê a utilização de técnicas para fazer a coleta de dados, o diagnóstico organizacional e as ações de intervenção, pois “as técnicas são utilizadas para melhorar a eficácia de pessoas, as relações entre duas ou três pessoas, a dinâmica de grupos, as relações entre grupos ou a eficácia da organização como uma totalidade.” (CHIAVENATO, 2004, p. 306).

A sequência CORRETA é:

Para Maximiano (2015) “funções organizacionais são tarefas especializadas que contribuem para que a organização realize seus objetivos. Todas as organizações têm aproximadamente as mesmas funções: produção (ou operações), marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos humanos”. É correto afirmar que a função de recursos humanos é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis