Os direitos políticos ou cívicos semelham às prerrogativa...

Os direitos políticos ou cívicos semelham às prerrogativas e aos deveres inerentes à cidadania e compreendem o direito de participar direta ou indiretamente do governo, da organização e do funcionamento do Estado. Conforme prescreve a Constituição Federal, os direitos políticos disciplinam as diversas formas de o cidadão se manifestar, dentre as quais pode-se citar a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto e por demais instrumentos. Sobre os direitos políticos, assinale a alternativa INCORRETA.

  • 07/09/2019 às 11:45h
    7 Votos

    A resposta correta é E. O Etude Grátis colocou errado. Vi no Q concursos que a resposta certa é a letra E

  • 17/03/2019 às 03:02h
    7 Votos

    Creio que o erro está na conceituação do que venha a ser cidadão ativo e passivo. Pelo que pude entender, o item disse que cidadania ativa é aquela que age em eleger os seus governantes, sendo que esse conceito é de capacidade eleitoral ativa. Já a questão conceitua cidadania passiva como aquele que pode ser escolhido, quando na verdade esse é o conceito de capacidade eleitoral passiva, uma vez que a primeira parte do Item D, é o conceito de cidadania dado pelo autor Manoel Gonçalves Ferreira Filho que diz: "(...) cidadania (em sentido estrito) é o status de nacional acrescido dos direitos políticos (strictu sensu), isto é, poder participar do processo governamental, sobretudo pelo voto. Destarte, a nacionalidade - no Direito brasileiro - é condição necessária mas não suficiente de cidadania."


    Sendo assim, cidadania passiva é aquela noção de cidadania que está associada aos deveres e direitos do indivíduo na vida coletiva. O foco é o indivíduo, ou seja, a esfera individualista só se reivindica quando algo nos afeta diretamente e só se destaca nossa obrigação individual e não coletiva. A cidadania passiva é complacente, omissa é conivente e seus adeptos sofrem da "síndrome de Pilatos" ("Isso não é comigo!"). Lavam as mãos diante de tudo que lhe afete a rotina ou lhes fira algum interesse pessoal. 


    Já a cidadania ativa é um conceito que se aplica a todas as pessoas que integram e se comprometem com a comunidade. É aquela que exige o enfrentamento das mazelas sociais, da corrupção, dos desmandos, dos maus tratos produzidos por aqueles que deveriam atender bem ao contribuinte. Na cidadania ativa, o cidadão se encontra absolutamente envolvido com todos os assuntos que correspondem à comunidade que vive e participa. 

  • 18/10/2019 às 11:43h
    1 Votos

    ta perguntando a INCORRETA

  • 16/07/2020 às 08:41h
    1 Votos

    realmente a resposta a ser marcada é o item E. Tbm verifiquei no qconcursos

  • 24/02/2020 às 08:17h
    1 Votos

    A resposta correta e a letra E pois nesse caso o agente público não perderá seus direitos políticos e sim ficará suspenso. 

  • 17/03/2019 às 02:23h
    -1 Votos

    Pelo que pude entender, o item D está errado ao dizer que a "cidadania é o status de nacional", quando na verdade a nacionalidade é um pressuposto da cidadania, ou seja, cidadania é o status que qualifica o nacional para gozar dos direitos políticos ativos (votar) e passivos (ser votado), permitindo-lhe participar da vida do Estado. (Posso estar equivocado, mas foi o que eu entendi, pois já vi conceito de cidadania que tinha a mesma definição descrita no item D). 

  • Navegue em mais questões

    {TITLE}

    {CONTENT}

    {TITLE}

    {CONTENT}
    Estude Grátis