Segundo o que dispõe a Constituição Federal, nos Municípi...
a) O número de vereadores é com base no número de habitantes, não de eleitores. Cuidado ao confundir as hipóteses de habitantes e eleitores!!!
b) O total de despesas não ultrapassará 5%, conforme determina o art. 29, VII, CF;
c) Correta. É a redação do art. 29-A, 1º, CF;
d) Errado. É vedada a criação de tribunais, conselhos ou órgãos de contas municipais, conforme determina o art. 31, 4º, CF;
e) Errado. A inviolabilidade dos Vereadores por suas opiniões, palavras e votos será válida no exercício do mandato e na circuscrição do Município. É a redação do art. 29, VIII, CF
Ex.: João é vereador no Município de Olímpia/SP. Em um dado momento, João foi convidado para ir até o Municipio de Matão. Sabe-se que João foi à Olímpia no exercício do mandato. Em um dado momento, encontrou seu desafeto político Mário, iniciando-se uma calorosa discussão. Durante a briga, João proferiu xingamentos à Mário, alegando que ele era Ladrão, desonesto e mau caráter. Posteriormente, Mário ingressou com uma ação contra João. Essa ação é válida. A imunidade do Vereador João será alegada pela defesa?
Sim, a ação é legal. Visto que os xingamentos foram proferidos em Matão, onde João não é Vereador, a imunidade cai por terra, devendo João, nesse caso, responder a referida ação.
IV - Número de Vereadores proporcional à população do Município, observados os seguintes limites:
§ 4º É vedada a criação de TCO
X - Julgamento do Prefeito perante o Tribunal de Justiça;
Art. 30. Compete aos Municípios:
I - Legislar sobre assuntos de interesse local;
II - Suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;
IV - Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislação estadual;
Navegue em mais questões