Homem de 35 anos de idade compareceu a uma consulta por ...

Homem de 35 anos de idade compareceu a uma consulta por apresentar queixa de diminuição de seu libido, alterações visuais e cefaleia intensa. O médico solicitou exames, que estavam normais, exceto a prolactina, que estava em 665 ng/mL.

Com base no caso clínico exposto e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O tratamento deve ser empregado, de preferência, com agonistas dopaminérgicos.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando os estados de tensão A, B, C e D representados pelos círculos de Mohr mostrados nas figuras acima, julgue os itens subseqüentes.

O estado de tensão C corresponde a um carregamento de torção pura.

Resolva a questão aqui ›


Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.

Resolva a questão aqui ›


Com referência às idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A inserção de uma vírgula logo após a expressão "dignidade das utopias" (L.8) mantém as mesmas relações sintáticas e a informação original do período.

Resolva a questão aqui ›