Ao propor uma atividade em uma escola de Salvador, o doce...

Ao propor uma atividade em uma escola de Salvador, o docente forneceu cópias da foto 1 e pediu que os alunos descobrissem o mesmo local em que foi tirada a fotografia e trouxessem uma imagem do mesmo espaço na atualidade (foto 2).

Trata-se de uma atividade de educação patrimonial e essa identificação é considerada:

  • A. correta, porque alerta os alunos para o risco de destruição trazido pelo turismo (foto 2) e a consequente descaracterização do patrimônio (foto 1);
  • B. correta, desde que ressalte a importância das práticas culturais imutáveis ontem e hoje (fotos 1 e 2) enquanto elementos da formação do cidadão;
  • C. correta, porque destaca a passagem do passado atrasado (foto 1) para a modernização urbanística do presente (foto 2), em um sentido evolucionista;
  • D. incorreta, por considerar a herança material e cultural do passado (foto 1) como fator de motivação para a aprendizagem histórica e identitária no presente (foto 2);
  • E. correta, ao conscientizar sobre o valor do patrimônio na formação dos cidadãos, pela comparação entre diferentes contextos histórico-culturais (fotos 1 e 2).
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central (SNC) e produzem alterações de comportamento, humor e cognição. Elas são classificadas em três grandes grupos, de acordo com a alteração que provocam. O primeiro grupo consiste em drogas que estimulam o SNC e aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo. Exemplos: álcool, nicotina, cafeína, anfetamina, cocaína, crack e merla. O segundo grupo consiste em drogas que deprimem o SNC e diminuem as atividades cerebrais. Exemplos: álcool, inalantes/solventes, soníferos, ansiolíticos, antidepressivos e morfina. E o terceiro grupo consiste em drogas que perturbam o SNC e distorcem as atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo. Exemplos: maconha, haxixe, ecstasy, cogumelo, LSD, medicamentos e anticolinérgicos.

A respeito do exposto, e considerando os conhecimentos quanto à psicofarmacologia e ao comportamento, julgue os itens a seguir.

O álcool é a única substância que se classifica em dois grupos, por estimular e deprimir o SNC.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens conseguintes, relativos aos sistemas de informação em saúde.

O Sistema de Informações de Nascidos Vivos, por ter dados do país desde 1994 e ser homogêneo em todas as regiões do país, permite que o Sistema Único de Saúde utilize dados mais reais da população do que as estimativas censitárias.

Resolva a questão aqui ›


Uma carga de botijões de gás, a 1,60 m do solo, é descarregada. A carga é colocada em uma prateleira a uma distância horizontal de 10 m do caminhão e a 1,20 m do solo. Qual foi, em J, o trabalho realizado pela força gravitacional sobre um botijão de 13 kg?

Resolva a questão aqui ›