A desagregação da polifonia e o surgimento de um novo gên...

A desagregação da polifonia e o surgimento de um novo gênero musical revela-nos um processo inteiramente novo de mundanização e laicização da música. O clima novo cultural elegeu uma nova prerrogativa: a esfera da psique humana, dos sentimentos e das emoções. Suscitar emoções ou estimular os “afetos” eram novas exigências. Do embate feroz entre aqueles que defendiam a primazia da poesia sobre a música, aqui chamados de modernos, em confronto com os opositores que faziam prevalecer as razões da música sobre as razões da palavra, aqui chamados de antigos, nasceu um novo gênero musical e novas formas musicais.

Assinale com V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o período, o gênero musical e as formas musicais às quais se faz alusão no texto acima.

( ) No decurso da baixa Renascença, o melodrama depôs a complicada textura polifônica vocal de sua posição proeminente no cenário musical – respaldada, então, pelas tradições medievais –, e reivindicou à monodia acompanhada o papel principal dentro do universo expressivo florescente.

( ) Em absoluta sintonia com as preocupações do homem do século XVIII em busca da percepção de si próprio e do mundo ao seu redor, a monodia buscou, na simplicidade, a única e verdadeira forma de expressar as paixões e os afetos da alma.

( ) No lastro de uma nova estética musical humanista, vimos surgir, no início do século XVII, a invenção de novas formas e de novas configurações musicais, dentre elas a ópera, a forma sonata e o gênero sinfônico.

( ) As mudanças de gosto e estilo faziam-se sentir em todas as artes no período Pré-Clássico. Esses estilos eram chamados de estilo galante francês, estilo sensível ou Empfindsamkeit alemão, e o estilo protorromântico Sturm und Drang no final da década de 1760.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  • A. V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, V, V.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere à Lei n.º 8.666/1993, julgue os itens subsequentes. Se a administração necessita adquirir equipamentos que só podem ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, a licitação é dispensada, pois cabe ao poder público ajuizar a conveniência e oportunidade da dispensa.

Resolva a questão aqui ›


No que se refere à atuação do profissional da terapia ocupacional no campo social, julgue os itens subsecutivos.

Na intervenção junto a moradores de rua, o principal recurso de mediação sócio-ocupacional do terapeuta é a tecnologia assistiva.

Resolva a questão aqui ›