Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue...

Considerando as diferentes tendências pedagógicas, julgue os itens a seguir, relativos ao papel da escola.

De acordo com a concepção histórico-crítica, a valorização da escola como instrumento de apropriação do saber contribui para a eliminação da seletividade social, favorecendo, portanto, a construção da democracia.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As questões de números 1 a 14 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

De acordo com o texto, a afirmativa correta é:

I. O processo de globalização, apesar de algumas restrições, especialmente por parte daqueles que apresentam maior dificuldade em desfrutar de seus benefícios, padronizou povos e nações ao interligálos num mesmo patamar de consumo.

II. Apesar do processo de globalização, permanecem diferenças entre povos e entre pessoas, tanto de uma forma negativa, referente às desigualdades sociais, quanto à afirmação positiva dos valores históricos e culturais de cada nação.

III. A globalização, fenômeno cada vez mais reconhecido no mundo moderno, deu origem às disparidades sociais e culturais, visíveis especialmente nas nações menos desenvolvidas, de população mais pobre.

Está correto APENAS o que consta em

Resolva a questão aqui ›


No que se refere ao programa de atenção básica à saúde/atenção primária à saúde e à estratégia de saúde da família (ESF), no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue os itens subsequentes.

O programa de atenção básica à saúde caracteriza-se como um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual, com atenção centrada no procedimento, na intervenção clínica e no uso de recursos tecnológicos para o diagnóstico médico.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens que se seguem, acerca da aplicabilidade das normas constitucionais. O processo de desmembramento de municípios, conforme a Emenda Constitucional n.º 15/1996, ficou com sua implementação sujeita à disciplina de lei complementar no que diz respeito ao estudo de viabilidade municipal. Contudo, a referida emenda produziu, desde sua promulgação, pelo menos a eficácia negativa de revogar as regras preexistentes que lhe eram contrárias. Tal fenômeno é condizente com a doutrina das normas constitucionais de eficácia limitada.

Resolva a questão aqui ›