Considere as normas da Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1...

Considere as normas da Lei Federal nº 8.069, de 13/07/1990, para assinalar a alternativa INCORRETA sobre autorização para viajar.
  • A. A autorização não será exigida quando se tratar de comarca contígua à da residência da criança, se na mesma unidade da Federação, ou incluída na mesma região metropolitana
  • B. Sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do País em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior
  • C. A autoridade judiciária poderá, a pedido dos pais ou responsável, conceder autorização válida por cinco anos
  • D. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro por meio de documento com firma reconhecida
  • E. Quando se tratar de viagem ao exterior, a autorização é dispensável, se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou responsável
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Tendo como referência a página eletrônica mostrada na figura acima, julgue os itens subsequentes a respeito de redes de computadores e segurança da informação.

Ao se enviar e receber mensagens via intranet, o acesso a essa intranet será feito por meio de um servidor local conectado a uma rede local WAN e fazendo uso do protocolo TCP/IP.

Resolva a questão aqui ›


Alguns ensaios são fundamentais para que os materiais recebidos em uma obra atendam às especificações do projeto. Com referência a esses ensaios, julgue os itens que se seguem.

O ensaio de tração é determinante para a aceitação de lote de aço estrutural.

Resolva a questão aqui ›


A respiração é o processo pelo qual os organismos absorvem o oxigênio e eliminam dióxido de carbono. A função da respiração é a de levar oxigênio às células que, através das reações da respiração celular, permitem a produção de energia. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo:

1. De maneira geral, verifica-se que os animais de respiração aérea são muito mais sensíveis às alterações do oxigênio do que às do dióxido de carbono. Na maioria das vezes, os insetos não são muito sensíveis ao dióxido de carbono.

2. Os órgãos respiratórios são três: brânquias, pulmões e traqueias. As brânquias são pouco adequadas à respiração aérea e somente poucos animais as utilizam, dentre eles caranguejos terrestres que possuem brânquias rígidas e funcionais para a respiração aérea e peixes que captam oxigênio através da pele e das brânquias. Para os anfíbios, que têm pele úmida e vascularizada, as trocas de gases através da pele são muito importantes.

3. Os pulmões podem ser de difusão, encontrados nos animais pequenos tais como: caracóis e escorpiões, e de ventilação, que são típicos dos vertebrados. As traqueias são órgãos respiratórios dos insetos onde ocorrem as trocas gasosas por difusão ou por bombeamento ativo e unidirecional de ar.

4. Ao contrário dos anfíbios, os répteis possuem uma pele quase impermeável, mas existem as serpentes marinhas nas quais, apesar de o pulmão ser o principal órgão de trocas gasosas, a pele também tem o seu papel na respiração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Resolva a questão aqui ›