A Figura a seguir mostra as flores de um canteiro, e o n...

A Figura a seguir mostra as flores de um canteiro, e o número abaixo de cada flor representa a quantidade, em mg, de pólen de cada uma das flores.

Uma abelha visita esse canteiro para colher pólen, mas consegue carregar, no máximo, 8 mg de pólen por viagem. Sabe-se ainda que, em cada viagem, a abelha colhe o pólen de uma única flor, que pode ser revisitada em outras viagens.

Qual a quantidade máxima de pólen, em mg, que essa abelha consegue colher em 24 viagens?

  • A. 192
  • B. 191
  • C. 190
  • D. 184
  • E. 180
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A denominação distúrbios do movimento engloba um grupo heterogêneo de afecções neurológicas que apresentam em comum um ou mais tipos de movimentos involuntários. Normalmente, são lesões ou disfunções que afetam componentes dos gânglios da base, mas lesões em outros locais do sistema nervoso central ou periférico, e até mesmo doenças sistêmicas, também podem assim manifestar-se. Nas síndromes hipercinéticas, estão presentes tremores, distonia, coreia, atetose, balismo, mioclonias e tiques ou combinações entre eles. A síndrome hipocinética, também conhecida como síndrome parkinsoniana, é outro componente desses distúrbios. O parkinsonismo primário ou idiopático corresponde à própria doença de Parkinson e é responsável por praticamente 80% de todas as síndromes parkinsonianas. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

O tremor de repouso, característica da síndrome parkinsoniana, consiste em movimentos de extensão e flexão do índex em contato com o polegar. O tremor piora com o estresse emocional, melhora com a ação e desaparece com o sono.

Resolva a questão aqui ›


Com relação a conceito, definição e linguagens de indexação e descritores, processos e tipos de indexação e resumos, julgue os itens que se seguem.

Na etapa da indexação de assunto chamada tradução, há que se decidir do que trata o documento, qual o seu assunto, ou seja, estabelecer a identificação dos tópicos estudados em um documento.

Resolva a questão aqui ›


A hidrocefalia obstrutiva, ou não-comunicante, desenvolve-se na criança, mais comumente, como conseqüência de anormalidade do aqueduto de Sylvius ou de alguma lesão no quarto ventrículo. A avaliação de criança portadora de hidrocefalia deve ser iniciada pela história clínica, visando identificar doenças infecciosas ocorridas na vida intra-uterina e indícios de malformações em antecedentes familiares. O aumento do perímetro craniano, regularmente acompanhado, é referencial importante para a suspeita da hidrocefalia. Julgue os itens a seguir, com relação a essa patologia.

A grande maioria dos portadores de malformação de Dandy- Walker desenvolve hidrocefalia.

Resolva a questão aqui ›