As infecções respiratórias agudas (IRA) correspondem a...

As infecções respiratórias agudas (IRA) correspondem a 25% de todas as doenças e mortes entre crianças em países em desenvolvimento. Aproximadamente 2% a 3% das IRA evoluem para infecção do parênquima pulmonar e, destas, 10% a 20% evoluirão para óbito, que correspondem a cerca de 3 milhões de óbitos anuais em crianças. Em relação às pneumonias comunitárias, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O diagnóstico etiológico das pneumonias é difícil, sendo os vírus os principais agentes de pneumonias em crianças menores de 5 anos de idade em países desenvolvidos. Dentre os vírus envolvidos, o sincicial respiratório (VSR) é o mais encontrado, seguido pelo vírus influenza, parainfluenza, adenovírus, rinovírus, metapneumovírus humano (HMPV) e bocavírus.

( ) Segundo a Organização Mundial de Saúde, a tiragem intercostal e/ou xifoidiana é o parâmetro de maior sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de pneumonia em crianças.

( ) O diagnóstico das pneumonias é iminentemente clínico, mas exames como o RX de tórax pode ser realizado sempre que este recurso estiver disponível, prioritariamente nas crianças com taquipneia e/ou alterações sugestivas da ausculta respiratória. Além disso, o leucograma pode apresentar-se com leucocitose e, mais frequentemente, com neutrofilia e com formas jovens circulantes. A eosinofilia, em geral, acompanha os casos de pneumonia por Micoplasma pneumoniae.

( ) De acordo com a Concentração Inibitória Mínima (MIC), as cepas de pneumococos, não relacionadas à meningite, são classificadas em resistentes, resistência ou sensibilidade intermediária e sensíveis, quando MIC for >8 μg/mL, até 4 μg/mL e até 2 μg/mL, respectivamente. No Brasil, a penicilina pode ser usada como droga de escolha no tratamento das pneumonias comunitárias.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis