Observe a imagem. Na imagem, vemos um exemplo de ?coleç...

Observe a imagem.

Na imagem, vemos um exemplo de “coleção”. Dentro dos conceitos básicos da museologia, a palavra “coleção” ganha um significado primordial. Assinale a alternativa que apresenta a definição mais adequada à palavra “coleção”, em termos museológicos.

  • A. Pode ser definida como um conjunto de objetos materiais ou imateriais (obras, artefatos, mentefatos, espécimes, documentos arquivísticos, testemunhos etc.).
  • B. É necessariamente o acervo recolhido e acumulado por famílias tradicionais de uma sociedade e com frequência comunicado a um público mais ou menos vasto.
  • C. É todo o agrupamento de objetos representativos de uma época ou cultura, intrinsecamente ligados entre si, e que estabelecem criteriosamente uma ordem cronológica.
  • D. É o conjunto que um indivíduo ou um estabelecimento se responsabilizou por reunir, classificar, selecionar e conservar, e que tem que ter significado relevante à comunidade local.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando as informações do texto, julgue os itens subsecutivos, relativos à Primeira República (1889-1930).

A frase de Aristides Lobo,“o povo a tudo assistiu bestializado”, evidencia o que foi a proclamação da República no Brasil e confirma o comentário contido no texto acima.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à idade dos documentos, julgue os itens que se seguem.

Documentos com alta frequência de uso ou com grande possibilidade de uso fazem parte de um arquivo corrente.

Resolva a questão aqui ›


Com relação à gestão de documentos e informações, julgue os itens de 111 a 118.

As operações técnicas da gestão de documentos são realizadas nas fases corrente, intermediária e permanente. Os documentos correntes são aqueles em tramitação; os intermediários são aqueles que, mesmo sem movimentação, ainda são consultados com frequência, por razões administrativas; e os permanentes são aqueles com uso pouco frequente, de caráter histórico e cultural.

Resolva a questão aqui ›