O Brasil possui 25 milhões de adolescentes na faixa de 1

O Brasil possui 25 milhões de adolescentes na faixa de 12 a 18 anos, o que representa, aproximadamente, 15% (quinze por cento) da população. Os indicadores econômicos apontam que 01% (um por cento) da população rica detém 13,5% (treze e meio por cento) da renda nacional, contra os 50% (cinquenta por cento) mais pobres da população, que detêm 14,4% (quatorze vírgula quatro por cento) da renda nacional (IBGE, 2004).

Com esses indicadores, é correta a afirmação de que o Brasil é um país

  • A. justo, com a riqueza distribuída de acordo com o esforço de cada um, onde todos têm oportunidade de trabalhar e conquistar condições de vida digna.
  • B. repleto de contradições e marcado por uma intensa desigualdade social, reflexo da concentração de renda.
  • C. em que os jovens pouco aproveitam da riqueza do país, que poderia ser distribuída de forma equitativa, se houvesse investimento pessoal nos estudos.
  • D. em que a maioria dos jovens não é beneficiada pela dinâmica da economia, porque não tem perfil empreendedor e depende exclusivamente de emprego para sua sobrevivência.
  • E. que oferece poucas oportunidades à população jovem, independentemente da condição social e econômica.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere às estruturas linguísticas e às ideias do texto A reestruturação do setor de telecomunicações no Brasil, julgue os itens seguintes.

Apesar de não recuperar todas as ideias do terceiro parágrafo do texto original, o trecho a seguir ressalta, de forma gramaticalmente correta, dois importantes aspectos do processo de reestruturação do setor de telecomunicações no Brasil: Antes da privatização do nosso setor de telecomunicações, foi montado um modelo institucional detalhado, com destaque para a criação da Agência Nacional de Telecomunicações; houve reformas desse setor em muitos outros países, o que possibilitou o aprendizado com a experiência destes.

Resolva a questão aqui ›


Acerca do instituto da servidão administrativa, é CORRETO afirmar:

Resolva a questão aqui ›


Os fármacos antimicrobianos são utilizados nos tratamentos e nas profilaxias de infecções por microrganismos. No que concerne a essa classe de medicamentos, julgue os itens a seguir. Quando administradas simultaneamente, a probenicida aumenta a biodisponibilidade da penicilina G porque ambas são secretadas pelo mesmo transportador no túbulo renal.

Resolva a questão aqui ›