No dia 4 de janeiro de 2016, o Movimento Tarifa Zero conv...

No dia 4 de janeiro de 2016, o Movimento Tarifa Zero convocou cidadãos a participarem de manifestação contra o aumento das tarifas de trens, ônibus e metrô. A manifestação seria realizada no dia 3 de fevereiro de 2016 em frente à sede da prefeitura de determinado município. O organizador do movimento encaminhou, previamente à data prevista para a realização do evento, ofício à prefeitura e às demais autoridades competentes avisando sobre a manifestação. Em resposta ao ofício, a prefeitura informou que não autorizaria a realização do movimento em quaisquer áreas públicas daquele município, sob o fundamento de que no município ainda não havia legislação disciplinando o exercício do direito de reunião.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O Movimento Tarifa Zero pode impetrar mandado de segurança contra o ato do prefeito que não autorizou a realização do movimento.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Administração Pública

Julgue as sentenças a respeito da evolução da Administração Pública no Brasil.

I. A descontinuidade política, a hipertrofia, o desvirtuamento de funções modernizadoras e a ênfase nos aspectos formais são fatores que contribuíram para a baixa sustentabilidade das reformas administrativas daspeanas.

II. A progressiva incorporação das estruturas paralelas ao corpo da burocracia governamental e a incidência de empreguismo são fatores que contribuíram para a baixa sustentabilidade das transformações administrativas no governo JK.

III. A exaustão do modelo de planejamento governamental centralizado e o insulamento de estruturas da administração indireta são fatores disfuncionais das reformas administrativas do regime militar entre 1964 e 1995.

IV. O progressivo engessamento burocrático a partir da excessiva padronização de regras que regulam a gestão pública é uma conseqüência da Constituição de 1988.

V. A proliferação das agências executivas é um fator de sucesso da reforma gerencial de 1995.

A quantidade de itens corretos é igual a

Resolva a questão aqui ›


Alguns bovinos de uma propriedade rural têm apresentado hipertermia, anorexia, pelos arrepiados, taquicardia, taquipneia, redução dos movimentos de ruminação, anemia, icterícia, hemoglobinúria e abatimento. Na necropsia de alguns animais que vieram a óbito, foram observadas, macroscopicamente, mucosas e serosas anêmicas ou ictéricas, fígado e baço escuros, aumentados e congestos, linfonodos intumescidos e escuros, rins aumentados, vesícula biliar distendida, com bile escura, densa e grumosa, hidropericárdio, congestão do córtex cerebral e cerebelar e bexiga com urina de cor vermelho escuro.

Acerca da enfermidade descrita nessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O agente etiológico da enfermidade é um vírus RNA, envelopado, da ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus.

Resolva a questão aqui ›


Questão de Informática Básica / Microinformática

Responda às questões de números 36 e 37 com base na linguagem C++.

O conceito de sobrecarga é aplicado aos seguintes termos:

Resolva a questão aqui ›