Home
Cadastre-se
Concurso Público
Concurso Público
Concursos Abertos
Questões de Concurso
Material Gratuito
Provas para Download
OAB
OAB
Questões OAB
ENEM
ENEM
Questões ENEM
Dicas
Fale Conosco
Login do aluno
Uma professora da Educação Básica, ao planejar sua...
#Questão 1118275
-
Pedagogia
,
Planejamento Educacional
,
CPCON
,
2025
,
Prefeitura de Nazarezinho - PB
,
Uma professora da Educação Básica, ao planejar sua aula, estruturou seu plano em quatro momentos distintos: o primeiro foi dedicado ao levantamento das concepções prévias dos estudantes sobre o objeto de conhecimento; o segundo, focado na promoção das primeiras reflexões sobre o tema da aula; o terceiro, destinado ao aprofundamento das discussões a partir das principais dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos estudantes; e, por fim, o último momento foi voltado à avaliação das dificuldades persistentes dos alunos na implementação do plano. Para este último momento, a professora propôs a construção de mapas conceituais, que serviriam como ferramentas para orientar o debate final. Ao executar seu plano, a professora constatou que o tempo destinado ao terceiro momento foi insuficiente e que seus estudantes ainda não dominavam adequadamente as técnicas necessárias para a realização da atividade de construção de mapas conceituais. Por isso, partindo das exigências da própria prática, ela reorganizou o seu trabalho e, posteriormente, aperfeiçoou o seu plano de aula.
Fonte: LIBÂNEO, J. C.
Didática [livro eletrônico]
. São Paulo: Cortez, 2017.
A situação relatada está diretamente relacionada a que função do planejamento escolar listada por Libâneo (2017)?
A)
Explicitar a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização social, econômica, política e cultural da escola, a caracterização da clientela escolar, os objetivos educacionais gerais e as estruturas curricular, organizacional e administrativa.
B)
Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, de modo que a previsão das ações permita ao professor realizar um ensino rígido e absoluto, estritamente alinhado ao que foi planejado.
C)
Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação das tarefas realizadas na escola, considerando seu contexto específico, desvinculado de exigências sociais e do processo de participação democrática, que não integram o planejamento escolar.
D)
Facilitar a preparação de aulas, incluindo a seleção do material didático em tempo hábil, a definição das tarefas a serem executadas por professores e alunos e o replanejamento do trabalho diante de novas situações que possam surgir durante as aulas.
E)
Prever objetivos, conteúdos e métodos com base nas exigências estabelecidas pelos documentos curriculares oficiais, sem se preocupar com a correspondência entre o planejamento e a realidade em que será aplicado.
Responder
Ver Comentários na Questão
Navegue em mais questões
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
Erro ao Ler:
SQLSTATE[HY093]: Invalid parameter number: number of bound variables does not match number of tokens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
{CONTENT}
Estude Grátis
Carregando...