O que é Vacância – Entenda o que significa vacância de cargo público

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Se você está prestando ou pretende prestar um concurso federal, é fundamental que estude a lei 8112/90, é certeza que vai cair no seu concurso. Por isso, é importante que saiba o que é Vacância.

Quem trabalha na iniciativa privada segue o que determina a CLT, é lá que estão definidos os direitos e as obrigações dos empregados. O servidor público federal não segue a CLT, ou seja, nós temos o nosso próprio regime, que é disciplinado pela lei 8112/90.

O que é Vacância de cargo público ?

Significado de vacância

A vacância é quando o cargo público é desocupado, se torna vago. A vacância de cargo público decorrerá de exoneração, demissão, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, posse em cargo inacumulável e falecimento.

Vamos estudar agora as formas de vacancia.

Exoneração

É quando o servidor é dispensado das atribuições, ou quando o cargo se torna vago por extinção do cargo, por falta de desempenho do servidor, ou quando o servido toma posse em outro cargo.

Demissão

É uma sanção disciplinar aplicada aos servidores de cargo de provimento efetivo.

Posse em outro cargo inacumulável

É quando o servidor toma posse em outro cargo e por determinação da lei não pode acumular com o atual.

Observação importante:

No âmbito da administração pública, o servidor poderá ser redistribuído ou removido, sem gerar vacância. No caso da remoção, o servidor muda unidade dentro do mesmo órgão por ofício ou a pedido. Já na redistribuição é a mudança do cargo para outro órgão do mesmo poder e ocorre de ofício.

Exercícios de Concurso sobre Vacância

Em nosso site você pode resolver gratuitamente exercícios de concursos públicos anteriores sobre Vacância. Esse tema encontra-se na matéria Lei 8.112/90.

Conforme dito, é um tema recorrente em provas de Concurso Público. Resolva exercícios e aprenda como as bancas organizadoras cobram o assunto em suas provas. Você também pode avaliar seu desempenho por meio de dados estatísticos que disponibilizamos.

 

O que achou do conteúdo?
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votes, average: 4,22 out of 5)

Loading...


Você também pode gostar

Conceito de Constituição Hoje vamos estudar o conceito de Constituição. Primeiramente, você deve entender que a Constituição é a Lei fundamental e suprema de um Estado. Ela é criada pela vontade soberana do povo. É ela também que determina a organização político-jurídica do ...
Introdução ao Direito do Consumidor O Código de Defesa do Consumidor é um microssistema aplicado em todas as relações de consumo com características principiológicas. Dessa forma, para aplicar este sistema é necessário um diálogo entre as fontes do direito, visando atingir e efetivar o...
Quais são os Remédios Constitucionais Remédios Constitucionais Resumo Alguns concurseiros, principalmente os iniciantes, acreditam que para estudar direito constitucional, só é necessário decorar alguns artigos. O que em alguns casos, dependendo da banca, é bastante útil. Mas inf...
Como estudar para concurso com edital aberto Mesmo agora no fim do ano de 2016, muitos concursos públicos estão abrindo edital, principalmente os concursos da carreira de tribunais. A dúvida de muitos estudantes, tanto aqueles que já estão com uma boa preparação como aqueles que decidem estudar...
Como parar de procrastinar nos estudos? Procrastinar nos estudos Você costuma pensar que poderia ter utilizado melhor seu tempo estudando e que procrastinar nos estudos tem sido algo frequente na sua rotina? Isso é extremamente comum quando não possuímos uma rotina organizada, não estamos...

5 Comentários

Deixe uma resposta