O que é Concurso Público?

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

Muitos já ouviram falar sobre Concurso Público, mas você sabe o que é e qual a sua finalidade? Acompanhe o texto a seguir e descubra!

Concurso público nada mais é do que o processo seletivo aplicado com a finalidade de avaliar candidatos concorrentes a determinado cargo público, ou seja, um cargo efetivo de uma entidade governamental. Em geral, tais cargos são vitalícios, ou seja, não há possibilidade de demissão. Mas há também os cargos temporários, estes têm o tempo pré-determinado.

Muitas nações se utilizam desse recurso avaliativo por dois motivos, o primeiro é certificar a competência dos candidatos, e a segunda é evitar que as vagas para cargos públicos sejam utilizadas como moeda de troca por políticos corruptos. Assim mantêm-se o alto nível de conhecimento dos funcionários públicos e a ética por parte dos governantes.

Concursos Públicos no Brasil

Aqui no Brasil, o concurso público é geralmente realizado em duas etapas, sendo que a primeira é sempre uma prova objetiva com questões de múltipla escolha ou de certo e errado, e a segunda etapa constitui-se de provas práticas ou de provas de títulos. Após as avaliações, tanto a divulgação dos gabaritos quanto a divulgação dos nomes dos candidatos aprovados são realizadas no diário oficial e no site das bancas organizadoras.

Dentro da prova objetiva de um concurso público é possível encontrar questões de concurso que abrangem língua portuguesa, matemática básica (ou raciocínio lógico), direito constitucional, direito administrativo, informática, entre muitas outras.

Todas as condições, incluindo o prazo de validade, são especificados no edital. O edital, de certa forma, serve como a lei do Concurso. Isso significa, basicamente, que todas as dúvidas em relação ao concurso são esclarecidas no edital.

Dica principal para passar em Concurso

Atualmente, Concursos Públicos são bastante concorridos, visto suas promessas de estabilidade e remunerações significativas. Por conta da concorrência, os candidatos devem estar absolutamente preparado.

Porém, não basta apenas “estudar e estudar”, é indispensável aprender como estudar, otimizando e validando eficazmente todas as horas e dias dedicados aos estudos de maneira que possa colher resultados nunca antes conseguidos.

Pensando nisso, gostaria de compartilhar com todos vocês o incrível método do Guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano

Clique aqui e acesse o guia Prático para Passar em Concurso Público em 1 Ano e ganhe vários Brindes

Postamos alguns outros artigos que podem ajudar o Concurseiro:
https://www.estudegratis.com.br/dicas/como-organizar-os-estudos-para-concursos/
https://www.estudegratis.com.br/dicas/melhore-o-desempenho-em-provas-de-concurso/
https://www.estudegratis.com.br/dicas/motivacao-para-passar-em-concursos-publicos/


Você também pode gostar

17 metas para 2017 17 metas para ter em 2017 Estudar Você precisa entender o estudo como um trabalho, um compromisso sério. Isso significa que, algumas vezes, você vai precisar deixar de fazer algumas coisas que gostaria para estudar. Mas lembre-se, esse é seu objeti...
Conceito e Fontes do Direito Penal Vamos entender agora, sobre o Conceito e Fontes do Direito Penal. O Direito Público  tem como função selecionar os bens jurídicos mais importantes para a sociedade e protege-los, por meio da criação de normas de conduta que, uma vez violadas, cons...
Formas de provimento de cargo público O provimento é uma forma de preenchimento de cargo público, regulamentada pela lei nº 8.112 de 1990. Atualmente, a lei prevê em seu art. 8º 7 hipóteses de provimento de cargo público, como veremos a seguir: Espécie originária: é originária a forma...
Diferença entre crime e contravenção penal A infração penal é o gênero do qual decorrem duas espécies, Crime e Contravenção. Entretanto, “infração penal”, é um termo genérico, que pode tanto se referir a um “crime” ou a uma “contravenção penal”. Antes de entender efetivamente a Diferenç...
Tipologia textual – Tipos textuais Descrição, Narração e Dissertação Agora, vamos compreender sobre Tipologia textual, e os 3 tipos textuais mais importantes e usados: descrição, narração e dissertação. Veremos o essencial da Tipologia textual, noções que são cobradas nas provas. O que é Tipologia Textual? São as c...

Deixe uma resposta