Vantagens e desvantagens de prestar Concurso Público

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

O sonho do emprego perfeito é comum entre os brasileiros. Atualmente, a forma mais conhecida de realiza-lo é prestar concurso público. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens quando se tem o objetivo de obter sucesso nessa temida prova?

Conheça um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens inerentes a essa modalidade de emprego lendo o texto a seguir.

Vantagens de prestar Concurso Público

A principais vantagens que se pode notar no que diz respeito ao concurso público, sem dúvidas, é a remuneração oferecida. O valor pago a um servidor público já costuma ser alto quando o concurso foi disponibilizado para pessoas que tem somente o ensino médio concluído. Quando o concurso é aberto para quem tem curso superior concluído, então, esse valor sobe significativamente. Além disso, os benefícios que vem vinculados à remuneração também são bastante atrativos.

A estabilidade também é uma vantagem extremamente apreciada, principalmente em tempos de crise. A certeza de que você não poderá ser demitido de seu emprego, mesmo em época em que muitas empresas fazem corte de funcionários é uma possibilidade incrível, principalmente para quem tem dependentes.

Mesmo que você acabe não gostando do seu cargo ou resolva deixá-lo por qualquer motivo, saiba que a experiência que se adquire como funcionário público também é uma grande vantagem, pois é muito valorizada. Isso porque todos sabem que não é qualquer pessoa que passa pelo processo avaliativo e obtém sucesso. Somente quem é extremamente dedicado obtém sucesso nessa prova, por isso, seu currículo ficará destacado dos demais.

Desvantagens de prestar Concurso Público

Também há desvantagens quando se trata do concurso público. Uma delas é justamente sobre os sacrifícios que o concurseiro deve fazer. Quem tem o desejo de passar em um concurso público deve dedicar muito de seu tempo estudando, devido ao nível de dificuldade que a prova possui.

Isso porque é praticamente impossível passar sem estudar muito. Por isso renúncias devem ser feitas para que se possa realizar leituras, fazer cursos e simulados e etc. Tudo isso acaba tirando o tempo que antes seria para estar com os amigos ou a família, por exemplo.

Outro grande ponto negativo atrelado ao concurso é a possível estagnação. Isso porque, dependendo do cargo ao qual a pessoa ingressa, talvez não haja possibilidade de promoção de cargo dentro da organização. Além disso, se a pessoa for bastante ativa e dinâmica terá de se acostumar com a ideia de fazer a mesma coisa por anos a fio, sem mudanças na rotina.

Gostou do post? Dê sua opinião.
https://www.estudegratis.com.br


Você também pode gostar

Forma de Estado A Forma de Estado, iniciou-se a partir da organização política do território. Podemos dividir a Forma de Estado em Estado unitário e Estado federal. Diferença entre Estado Unitário e Estado Federal Estado Unitário A característica do Estado unit...
Princípio da continuidade da relação de emprego O Princípio da continuidade valoriza a permanência do empregado no mesmo vínculo empregatício, dadas as vantagens que isso representa. O que é Princípio da continuidade Com o passar do tempo no mesmo emprego, o trabalhador recebe capacitação, reali...
O que é Autarquia Você sabe O que é Autarquia? De acordo com o Prof. Celso Antônio Bandeira Mello, a definição de autarquia, é, "Pessoas jurídicas de Direito Público de capacidade exclusivamente administrativa". Mas, para José dos Santos Carvalho Filho, "Pessoa jur...
Como estudar para Concurso sem Edital Publicado Em um início de ano com tantos editais abertos, muitos concurseiros sentem-se tentados a escolher uma prova para fazer, mesmo que não seja da sua área de estudo, simplesmente para ter um objetivo a curto prazo. Essa decisão pode atrapalhar muito o tr...
Classificação dos Órgãos Públicos Há inúmeras classificações dos Órgãos Públicos, entretanto a mais utilizada é a de Hely Lopes Meirelles, a seguir vamos abordar cada um. Sobre suas Posições, Estruturas, Situação e Função. Posição estatal Posição estatal, é a posição ocupada pelos ...

Deixe uma resposta