Vantagens e desvantagens de prestar Concurso Público

Diego Monteiro atualmente é servidor público em Brasília e escreve sobre vários temas para concurso público. Já foi aprovado para diversos cargos e no Exame da OAB.

O sonho do emprego perfeito é comum entre os brasileiros. Atualmente, a forma mais conhecida de realiza-lo é prestar concurso público. Mas você sabe quais são as vantagens e desvantagens quando se tem o objetivo de obter sucesso nessa temida prova?

Conheça um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens inerentes a essa modalidade de emprego lendo o texto a seguir.

Vantagens de prestar Concurso Público

A principais vantagens que se pode notar no que diz respeito ao concurso público, sem dúvidas, é a remuneração oferecida. O valor pago a um servidor público já costuma ser alto quando o concurso foi disponibilizado para pessoas que tem somente o ensino médio concluído. Quando o concurso é aberto para quem tem curso superior concluído, então, esse valor sobe significativamente. Além disso, os benefícios que vem vinculados à remuneração também são bastante atrativos.

A estabilidade também é uma vantagem extremamente apreciada, principalmente em tempos de crise. A certeza de que você não poderá ser demitido de seu emprego, mesmo em época em que muitas empresas fazem corte de funcionários é uma possibilidade incrível, principalmente para quem tem dependentes.

Mesmo que você acabe não gostando do seu cargo ou resolva deixá-lo por qualquer motivo, saiba que a experiência que se adquire como funcionário público também é uma grande vantagem, pois é muito valorizada. Isso porque todos sabem que não é qualquer pessoa que passa pelo processo avaliativo e obtém sucesso. Somente quem é extremamente dedicado obtém sucesso nessa prova, por isso, seu currículo ficará destacado dos demais.

Desvantagens de prestar Concurso Público

Também há desvantagens quando se trata do concurso público. Uma delas é justamente sobre os sacrifícios que o concurseiro deve fazer. Quem tem o desejo de passar em um concurso público deve dedicar muito de seu tempo estudando, devido ao nível de dificuldade que a prova possui.

Isso porque é praticamente impossível passar sem estudar muito. Por isso renúncias devem ser feitas para que se possa realizar leituras, fazer cursos e simulados e etc. Tudo isso acaba tirando o tempo que antes seria para estar com os amigos ou a família, por exemplo.

Outro grande ponto negativo atrelado ao concurso é a possível estagnação. Isso porque, dependendo do cargo ao qual a pessoa ingressa, talvez não haja possibilidade de promoção de cargo dentro da organização. Além disso, se a pessoa for bastante ativa e dinâmica terá de se acostumar com a ideia de fazer a mesma coisa por anos a fio, sem mudanças na rotina.

Gostou do post? Dê sua opinião.
https://www.estudegratis.com.br


Você também pode gostar

Quais são os Remédios Constitucionais Remédios Constitucionais Resumo Alguns concurseiros, principalmente os iniciantes, acreditam que para estudar direito constitucional, só é necessário decorar alguns artigos. O que em alguns casos, dependendo da banca, é bastante útil. Mas inf...
Como montar um plano de estudos para concursos Quando se tem por objetivo passar em um concurso público, estudar se torna a atividade mais importante de um concurseiro. Mas sem um plano de estudos bem definido, é mais difícil conseguir ter foco e separar tempo de modo eficiente para os estudos. A...
O que cai na prova de concurso público Já fez uma análise sobre O que cai na prova de concurso público ? Nos últimos anos, o número de pessoas que escolheram prestar concursos públicos aumentou consideravelmente: a crise econômica no país, o desejo de um emprego estável e um bom salári...
Como elaborar resumos Sabe-se que para o estudo ser completo, devemos ativar mais de um dos nossos sentidos durante todo ele. Dessa forma, mesmo que a leitura seja atenta, é muito importante escrevermos o que estudamos para ter uma maior absorção do conteúdo. Mas a grande...
Princípios dos contratos individuais e coletivos no direito do trabalho Para o estudo do direito do trabalho o conhecimento de seus princípios são essenciais para nortear a matéria. O estudante deve tê-los em mente na hora da prova para ajudar na interpretação de qualquer questão, tanto de concurso público como da OAB. ...

Deixe uma resposta