Questões de Português de Emprego do SE

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FCC - TRT 9ª - Técnico Judiciário - Administrativa - 2013
Português / Emprego do SE

Atualmente, ...... que o número de brasileiros conectados na internet já ...... ultrapassado a casa de 80 milhões, sendo que 72.640.000 são usuários ativos de redes sociais, e 56% destes ...... um aparelho celular para acessar a internet.

(Dados publicados em www.agenciaopen.com/blog/perfil-do-brasileiro-nas-redes-sociais-o-que-ha-de-novo/).


Preenchem corretamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:

a) estima-se - tenha - usam
b) estimam-se - tenham - usa
c) estima-se - tenham - usa
d) estima-se - tenham - usam
e) estimam-se - tenha - usa

CESPE - SERPRO - Advocacia - 2013
Português / Emprego do SE

O novo milênio — designado como era do
conhecimento, da informação — é marcado por mudanças de
relevante importância e por impactos econômicos, políticos e
sociais. Em épocas de transformações tão radicais e
abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era
industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se o
grau de indefinições e incertezas. Há, portanto, que se fazer
esforço redobrado para identificar e compreender esses novos
processos — o que exige o desenvolvimento de um novo
quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e
avaliar os elementos que determinam essas mudanças — e para
distinguir, entre as características e tendências emergentes, as
que são mais duradouras das que são transitórias, ou seja, lidar
com a necessidade do que Milton Santos resumiu como
distinguir o modo da moda.
No novo padrão técnico-econômico, notam-se a
crescente inovação, intensidade e complexidade dos
conhecimentos desenvolvidos e a acelerada incorporação
desses nos bens e serviços produzidos e comercializados pelas
organizações e pela sociedade. Destacam-se, sobretudo, a
maior velocidade, a confiabilidade e o baixo custo de
transmissão, armazenamento e processamento de enormes
quantidades de conhecimentos codificados e de outros tipos de
informação.

Helena Maria Martins Lastres et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento.
In: São Paulo em Perspectiva, 16(3), 2002, p. 60-1 (com adaptações).

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

O texto permaneceria gramaticalmente correto caso o vocábulo "portanto" (L.7) fosse deslocado para o início da oração, da seguinte forma: Portanto, há...

CESPE - PC - BA - Delegado de Polícia - 2013
Português / Emprego do SE

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

No trecho "que seu principal papel é promovê-lo" (L.26-27), o pronome "seu" refere-se a "polícia democrática" (L.21) e a forma pronominal "lo" refere-se a "estado democrático de direito" (L.25-26).

CESPE - PC - BA - Delegado de Polícia - 2013
Português / Emprego do SE

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

O emprego da vírgula logo após "criminosos" (L.7) justifica-se por isolar oração de caráter explicativo.

CESPE - SERPRO - Advocacia - 2013
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O novo milênio — designado como era do
conhecimento, da informação — é marcado por mudanças de
relevante importância e por impactos econômicos, políticos e
sociais. Em épocas de transformações tão radicais e
abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era
industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se o
grau de indefinições e incertezas. Há, portanto, que se fazer
esforço redobrado para identificar e compreender esses novos
processos — o que exige o desenvolvimento de um novo
quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e
avaliar os elementos que determinam essas mudanças — e para
distinguir, entre as características e tendências emergentes, as
que são mais duradouras das que são transitórias, ou seja, lidar
com a necessidade do que Milton Santos resumiu como
distinguir o modo da moda.
No novo padrão técnico-econômico, notam-se a
crescente inovação, intensidade e complexidade dos
conhecimentos desenvolvidos e a acelerada incorporação
desses nos bens e serviços produzidos e comercializados pelas
organizações e pela sociedade. Destacam-se, sobretudo, a
maior velocidade, a confiabilidade e o baixo custo de
transmissão, armazenamento e processamento de enormes
quantidades de conhecimentos codificados e de outros tipos de
informação.

Helena Maria Martins Lastres et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento.
In: São Paulo em Perspectiva, 16(3), 2002, p. 60-1 (com adaptações).

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse acrescentada a expressão que é imediatamente antes do trecho "caracterizada (...) conhecimento" (L.5-6) e fossem suprimidas as vírgulas que o isolam.

CESPE - SERPRO - Advocacia - 2013
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O novo milênio — designado como era do
conhecimento, da informação — é marcado por mudanças de
relevante importância e por impactos econômicos, políticos e
sociais. Em épocas de transformações tão radicais e
abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era
industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se o
grau de indefinições e incertezas. Há, portanto, que se fazer
esforço redobrado para identificar e compreender esses novos
processos — o que exige o desenvolvimento de um novo
quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e
avaliar os elementos que determinam essas mudanças — e para
distinguir, entre as características e tendências emergentes, as
que são mais duradouras das que são transitórias, ou seja, lidar
com a necessidade do que Milton Santos resumiu como
distinguir o modo da moda.
No novo padrão técnico-econômico, notam-se a
crescente inovação, intensidade e complexidade dos
conhecimentos desenvolvidos e a acelerada incorporação
desses nos bens e serviços produzidos e comercializados pelas
organizações e pela sociedade. Destacam-se, sobretudo, a
maior velocidade, a confiabilidade e o baixo custo de
transmissão, armazenamento e processamento de enormes
quantidades de conhecimentos codificados e de outros tipos de
informação.

Helena Maria Martins Lastres et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento.
In: São Paulo em Perspectiva, 16(3), 2002, p. 60-1 (com adaptações).

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

Estariam mantidos a correção gramatical e os sentidos do texto se, na oração "aumenta-se o grau de indefinições e incertezas" (L.6-7), a forma verbal estivesse flexionada no plural, desde que suprimida a partícula "-se".

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O novo milênio — designado como era do
conhecimento, da informação — é marcado por mudanças de
relevante importância e por impactos econômicos, políticos e
sociais. Em épocas de transformações tão radicais e
abrangentes como essa, caracterizada pela transição de uma era
industrial para uma baseada no conhecimento, aumenta-se o
grau de indefinições e incertezas. Há, portanto, que se fazer
esforço redobrado para identificar e compreender esses novos
processos — o que exige o desenvolvimento de um novo
quadro conceitual e analítico que permita captar, mensurar e
avaliar os elementos que determinam essas mudanças — e para
distinguir, entre as características e tendências emergentes, as
que são mais duradouras das que são transitórias, ou seja, lidar
com a necessidade do que Milton Santos resumiu como
distinguir o modo da moda.
No novo padrão técnico-econômico, notam-se a
crescente inovação, intensidade e complexidade dos
conhecimentos desenvolvidos e a acelerada incorporação
desses nos bens e serviços produzidos e comercializados pelas
organizações e pela sociedade. Destacam-se, sobretudo, a
maior velocidade, a confiabilidade e o baixo custo de
transmissão, armazenamento e processamento de enormes
quantidades de conhecimentos codificados e de outros tipos de
informação.

Helena Maria Martins Lastres et al. Desafios e oportunidades da era do conhecimento.
In: São Paulo em Perspectiva, 16(3), 2002, p. 60-1 (com adaptações).

No que se refere às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens a seguir.

A correção gramatical do texto seria mantida, caso a mesma forma de colocação do pronome "se" no segmento "que se fazer esforço" (L.7-8) - anteposição à forma verbal - fosse empregada em "aumenta-se" (L.6), "notam-se" (L.16) e "Destacam-se" (L.20).

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A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

A expressão "não obstante" (L.13) poderia ser corretamente substituída por apesar de ou por embora, sem prejuízo para a ideia original do período.

CESPE - PC - BA - Delegado de Polícia - 2013
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A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

No trecho "não só se atendo aos limites inerentes ao Estado democrático de direito" (L.25-26), a partícula "se", cujo referente é "A polícia democrática" (L.21), exerce a função de complemento da forma verbal "atendo".

CESPE - PC - BA - Delegado de Polícia - 2013
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A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.

Dada a argumentação desenvolvida no texto, o adjetivo "arbitrárias" (L.22) pode ser interpretado tanto como em desacordo com as regras ou normas quanto como abusivas.



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