Questões Concurso Universidade Federal do Espírito Santo - ES (UFES/ES)

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O grau de alavancagem operacional, quando a fábrica opera em sua capacidade máxima, é

O lucro operacional, quando a fábrica opera em sua capacidade máxima, é

O valor da margem de contribuição, quando a fábrica opera com sua capacidade máxima, é

Existem vários métodos de reintegração pictórica e o restaurador deve optar pelo que for apropriado para a obra sob sua responsabilidade.

Analise as afirmativas, a seguir, sobre os métodos de reintegração pictórica:

I. Tom neutro ou lacuna de cor: consiste em reintegrar as lacunas, aplicando uma cor neutra, adequada à cor dominante na camada original do quadro, e pode ser empregado quando for impossível ou inoportuno reintegrar o aspecto primitivo, devido às áreas sem referências.

II. Trattégio: consiste na reintegração de lacunas mediante a colocação de finos traços de cor que se justapõem e que se ajustam, em espessura e cor, ao original e são visíveis de perto, mas ao longe desaparecem aos olhos do observador.

III. Pontilhismo: consiste na reintegração cromática que tem as mesmas características do trattégio, com a diferença de se aplicar as cores com pequenos pontos em vez de traços e sua utilização é muito adequada para peças de menores dimensões.

IV. Ilusionista: consiste na reintegração total da lacuna, tanto à forma como à cor, simulando o aspecto original da obra, inclusive em sua luminosidade e brilho e, se bem realizada, só se torna visível com a utilização de fluorescência de UV.

É CORRETO o que se afirma em

Sobre a limpeza da camada pictórica, analise as afirmativas a seguir:

I. Devem ser realizados testes de solubilidade em todas as áreas da pintura, pois as cores podem ter reações diferentes quando submetidas ao mesmo solvente.

II. No processo de limpeza é indispensável que o restaurador analise a composição da estrutura da pintura e a composição da estrutura da matéria que se deseja eliminar, as propriedades físicoquímicas dos produtos utilizados e seus efeitos sobre a obra.

III. Se a pintura foi realizada com tinta a óleo não é necessário o teste em todas as cores da pintura, pois seu aglutinante garante uma fixação adequada à tinta, mas o teste de solubilidade deverá ser realizado na área de maior extensão da cor.

IV. Conforme os materiais que se pretende eliminar, a superfície da pintura pode ser limpa a seco, para a remoção de partículas sólidas de sujidades superficiais ou soltas, e também pode ser realizada limpeza úmida, com a utilização de água, de detergentes ou de solventes.

V. Se o verniz apresenta uma oxidação muito acentuada, o processo da limpeza superficial pode ser suprimido, pois essa sujidade também será removida quando houver remoção do verniz, agilizando dessa forma os trabalhos no atelier.

É CORRETO o que se afirma em

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