Questões Concurso UNESPAR

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UNESPAR

#Questão 1117185 - Psicologia, Psicologia da Saúde, UNESPAR, 2025, UNESPAR, Agente Universitário - Psicólogo

O apoio social de familiares, amigos e pessoas próximas pode beneficiar nossa saúde ou, do contrário, não produzir nenhum efeito. Mas, de que modo isso acontece? Marque a alternativa correta.
I) O apoio social mitiga o estresse de forma direta ajudando o indivíduo a lidar com ele de modo mais eficaz, conforme a hipótese de proteção.
II) O Alameda County Study foi o primeiro a estabelecer uma conexão forte entre apoio social e uma vida longa. Num período de nove anos, homens e mulheres com menos laços sociais apresentaram 2 a 4 vezes mais probabilidade de morrer em comparação com aqueles que não eram socialmente isolados.
III) Embora havendo apoio social, as pessoas podem não o perceber como algo benéfico, pois pode ser que naquele momento a pessoa não deseje ajuda.
IV) O apoio social pode não ajudar quando o tipo de apoio oferecido não for o efetivamente necessário naquele momento, por exemplo, a pessoa necessita de apoio social instrumental e está sendo oferecido apoio social emocional.
V) A hipótese do efeito direto é a teoria segundo a qual o apoio social produz efeitos benéficos durante momentos estressantes e não estressantes, aumentando as respostas físicas do corpo a situações difíceis.

#Questão 1117186 - Psicologia, Teorias da Personalidade, UNESPAR, 2025, UNESPAR, Agente Universitário - Psicólogo

A personalidade primeiramente mostra estabilidade ou mudança? A resposta depende em parte, de como a estudamos e medimos. Não é surpresa, então, que os pesquisadores, com frequência, apresentem resultados difíceis de conciliar ou mesmo de comparar. Assinale a afirmativa INCORRETA, quanto às diferentes concepções teóricas sobre o desenvolvimento da personalidade.

O Art. 52 da Lei 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), define que as universidades são instituições:

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) representou uma mudança de paradigma, na qual crianças e adolescentes abandonaram a posição passiva de objeto para a ativa de sujeitos de direitos, considerando sua condição peculiar em desenvolvimento, o que requer proteção integral e prioridade absoluta. De acordo com a Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990, Art. 4, Parágrafo Único, a garantia de prioridade não compreende:

A Lei nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025 sancionada pela atual Presidência da República acompanha a tendência de muitos países do mundo e gerou significativas mudanças comportamentais nas salas de aula da Educação Básica no Brasil. Homologada em prol da convivência social física e na reflexão crítica sobre o uso das tecnologias, esta lei tem por objetivo:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis