Questões Concurso UFSC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFSC

#Questão 932253 - Medicina, Médico da Família, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Medicina da Família e Comunidade

Paciente do sexo feminino, 4 anos, trazida à consulta médica em unidade básica de saúde por seus pais, que trazem história clínica iniciada há cerca de um ano e meio, quando a paciente apresentou episódio de dificuldade respiratória coincidente com sintomas relatados como síndrome gripal. Na época, a paciente necessitou de internação hospitalar por dois dias recebendo diagnóstico de bronquiolite viral. Após a alta hospitalar, passou assintomática por cerca de quatro meses, quando apresentou nova síndrome gripal associada a dificuldade respiratória e sibilância. Não necessitou de internação e teve melhora clínica após terapia inalatória com salbutamol e prednisolona oral. Desde então, a paciente vem apresentando crises de tosse seca durante a madrugada (média de três noites por semana), alguns episódios de sibilância noturna e passou a apresentar dificuldade respiratória e sibilância em todos os resfriados que adquiriu. A paciente possui antecedente de nascimento a termo, parto vaginal, sem história mórbida pregressa ao quadro descrito. A mãe relata ter sido diagnosticada com asma em sua infância, mas que evoluiu na adolescência, e vida adulta sem manifestações dessa doença. No exame a paciente se apresenta em bom estado geral, eupneica, com pele e mucosas coradas, peso, estatura e perímetro cefálico entre os percentis 75 e 80, ausculta cardiopulmonar sem alterações, oroscopia sem alterações e rinoscopia com discreta hipertrofia de cornetos. Assinale a alternativa com a melhor conduta inicial frente ao caso.

#Questão 932260 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Ginecologia-Obstetrícia

O rastreio universal do estreptococo do grupo B na gestação e a utilização de antimicrobianos no momento do parto nas pacientes colonizadas diminuiu de forma significativa a prevalência de sepse neonatal precoce. Qual antimicrobiano descrito abaixo é considerado a primeira escolha em gestantes não alérgicas?

#Questão 932262 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Ginecologia-Obstetrícia

Gestante de 32 semanas e 5 dias realizou exame ultrassonográfico e dopplervelocimétrico de rotina que evidenciaram feto com peso no percentil 3, volume de líquido amniótico normal, diástole reversa nas artérias umbilicais e ducto venoso com onda A reversa. A gestante refere boa movimentação fetal. Os exames foram repetidos após 12 horas e evidenciaram os mesmos achados. Qual é a melhor conduta a ser adotada?

#Questão 932263 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Ginecologia-Obstetrícia

Gestante de 33 semanas, previamente hígida, foi internada em enfermaria de alto risco por aumento da pressão arterial (máximo de 140/95 mmHg) iniciado há uma semana. Exames laboratoriais demonstraram: hemoglobina: 13 g/dL; plaquetas: 105.000 mm3 ; TGO: 112 U/L; creatinina: 1,4 mg/dL; LDH: 580; ácido úrico: 6,7; proteinúria de 24 horas: 2 g. Após dois dias, apresentou cefaleia intensa, náuseas, dois episódios de vômitos, amaurose e PA de 150/110 mmHg seguida de crise convulsiva. Qual o diagnóstico mais provável e a conduta a ser tomada?

#Questão 932266 - Medicina, Ginecologia e Obstetrícia, UFSC, 2023, UFSC, 2023 - UFSC - Médico/Ginecologia-Obstetrícia

Quanto ao exame de cardiotocografia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em casos de restrição de crescimento fetal, variação de curto prazo inferior a 3,5 ms na cardiotocografia computadorizada esteve associada a acidemia metabólica.
II. Para gestações abaixo da 32ª semana, é caracterizada como aceleração transitória a variação de 5 bpm da frequência cardíaca fetal por 10 segundos.
III. Caso não se identifiquem duas acelerações transitórias no prazo de 20 minutos, o exame de cardiotocografia deverá ser prolongado até um período máximo de 40 minutos para uma análise conclusiva.
IV. A bradicardia fetal é caracterizada quando a linha de base da frequência cardíaca fetal se mantém abaixo de 120 bpm.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis