Questões Concurso UFPA/PA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFPA/PA

Dentro de uma redação de TV, as diversas funções obedecem a um organograma, a uma hierarquia:

I Diretor de jornalismo: é o maior cargo do setor jornalístico em uma TV. É ele que determina a linha editorial e, consequentemente, as opiniões e condutas jornalísticas difundidas nos telejornais. Subordinado aos donos da emissora, no caso da empresa privada; na TV pública, subordinado ao diretor nomeado pela autoridade competente.

II Gerente de jornalismo: profissional responsável pelo jornalismo de uma ou mais redações – como no caso de redes (emissoras filiadas). Participa de reuniões sobre a condução do trabalho jornalístico, contratação e criação de novos programas. Subordinado ao diretor de jornalismo.

III Chefe de redação: jornalista responsável pelo funcionamento prático da redação. Supervisiona todos os telejornais e outros produtos jornalísticos. Faz recrutamento de novos jornalistas, demissões, escalas de trabalho, remanejamentos, promoções, tudo com a ajuda dos departamentos de recursos humanos e financeiro da emissora.

IV Editor-chefe: jornalista responsável pelo conteúdo de cada edição do telejornal. Edita cada matéria que irá ao ar, determinando as imagens que serão usadas. V Repórter: jornalista que participa de todas as fases do processo de produção diária da informação no telejornalismo.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

O trabalho prático do jornalista o leva à busca pela notícia, entrevistando pessoas ligadas ao acontecimento ou que presenciaram o fato. O jornalista vai também a instituições que detêm determinados tipos de informação que permitem a composição da notícia e a sua apuração. Estes órgãos e entidades detentoras de informações específicas, como o governo, a polícia, o ministério público e as empresas são conhecidas como

Sobre a comunicação pública podemos afirmar que

I seu conceito surgiu nos anos de 1970, ligado a ações governamentais com o objetivo de controlar a informação. No período da ditadura militar, foi criado o Sistema de Comunicação Social com interesse na censura e propaganda.

II trata do discurso e da ação de governos, partidos e seus agentes na busca de formação da opinião pública em relação a ideias ou atividades que tenham a ver com poder político, principalmente aqueles relacionados a eleições.

III tornou-se, no século XX, o mais importante instrumento de comunicação de interesse público para aqueles que atuam no terceiro setor, no governo, na iniciativa privada e no ensino de comunicação.

IV trata da interação e do fluxo de informação relacionados a temas de interesse coletivo. A comunicação pública inclui tudo o que diga respeito ao aparato estatal, às ações governamentais, a partidos políticos, ao terceiro setor e, em certas circunstâncias, às ações privadas.

V A existência de recursos públicos ou de interesse público tipifica a necessidade de atendimento às exigências da comunicação pública.

Está(ão) CORRETO(S) o(s) item(ns)

A citoquímica compreende técnicas diversas para a identificação e localização das moléculas que constituem a célula. Assim, a escolha da técnica depende, muitas vezes, da substância que se deseja evidenciar. No caso de análise de proteínas, a técnica mais indicada é

Meios de cultura seletivos têm como finalidade a seleção e o isolamento de espécies, impedindo o desenvolvimento de outros micro-organismos. São exemplos de meios seletivos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis