Questões Concurso UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso UFCG

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define, para a Educação Infantil, a sua organização de acordo com algumas regras que devem ser observadas para a sua oferta nos diferentes sistemas de ensino. Considerando as informações apresentadas no texto, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I - A instituição escolar deve controlar a frequência da criança, exigindo a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) do total de horas.


PORQUE


II - A avaliação da criança será feita mediante o acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.



A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:

A Lei nº 9.394/1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, define que a educação escolar brasileira é composta por dois níveis. Um destes níveis inclui a Educação Infantil. Considerando o texto, avalie as proposições a seguir em relação à Educação Infantil:



I - É a primeira etapa da educação básica.


II - Atende crianças de até 5 (cinco) anos de idade.


III - Prevê o desenvolvimento da criança em seus aspectos cognitivos e psicomotores.


IV - Complementa a ação da família e da comunidade.


V - Atende crianças de 4 (quatro) e de 5 (cinco) anos de idade em situação de vulnerabilidade.



É CORRETO o que se afirma em: 

Tomaz Tadeu da Silva (2007) define o currículo da seguinte maneira:

“O currículo é lugar, espaço, território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem, percurso. O currículo é autobiografia, nossa vida, curriculum vitae: no currículo se forja a nossa identidade. O currículo é texto, discurso, documento. O currículo é documento de identidade.” (Silva, T. T. da, 2007, p. 150).


Com base na definição de Tomaz Tadeu da Silva, o currículo pode ser entendido como: 

Analise o texto a seguir: Joan Scott, historiadora norte-americana, tem como um ponto importante, em seus estudos sobre gênero, a ideia de que é preciso desconstruir o caráter permanente da oposição binária “masculino-feminino”. Esta perspectiva abre, para a autora, uma possibilidade para que se compreendam e incluam as diferentes formas de masculinidade e feminilidade constituídas socialmente em diferentes espaços sociais, inclusive na escola (Louro, 1997). Considerando o texto, avalie as proposições a seguir:



I - Para a desconstrução dessa oposição binária “homem-mulher” seria pertinente compreender como as diferentes formas de masculinidade e feminilidade se constituem socialmente. E, para isso, pensar que todos os sujeitos sociais se "enquadram" em uma dessas formas.


II - Os sujeitos que constituem a dicotomia “homem-mulher” não são, de fato, apenas homens e mulheres, mas homens e mulheres de várias classes, raças, religiões, idades etc., e essa interseccionalidade pode provocar os arranjos mais diversos, perturbando a noção simplista e reduzida da oposição binária “homem-mulher”.


III - Romper a relação binária “homem-mulher” poderá abalar o enraizado caráter heterossexual que ainda está presente no conceito de “gênero”, sendo, portanto, relevante que estes questionamentos sejam feitos. Tal aspecto permitiria que mulheres e homens, que vivem feminilidades e masculinidades de formas diversas das hegemônicas, tivessem a possiblidade de ser representados(as) ou reconhecidos(as) como “verdadeiros(as)” mulheres e homens.



A partir do excerto do texto, é CORRETO concluir o que se afirma em: 

Os alunos da Escola Amanhecer estão apresentando comportamentos agressivos nas suas interações, tanto em aula quanto nos momentos em que estão no pátio da escola. Os professores estão preocupados e discordam entre si em relação à situação. Alguns consideram que isso não é problema da escola, pois é responsabilidade da família. Outros consideram que a escola também pode estar fazendo algo que intensifique a situação, por exemplo, as aulas monótonas e tradicionais de uma parte dos professores. As equipes de apoio que acompanham os alunos no intervalo também estão divididas em relação à responsabilidade ou não da escola nessa situação. As conversas entre os profissionais que atuam na escola começam a ficar tensas, gerando conflitos entre eles, agravando ainda mais o clima na instituição. Frente a isso, a direção da escola decide intervir para resolver a situação.


Considerando a situação apresentada, qual das alternativas abaixo representa a melhor ação da direção da escola para promover a resolução do conflito e fortalecer o trabalho em equipe, com base em uma postura ética? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis