Questões Concurso SPGG - RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SPGG - RS

Considerando os agregados macroeconômicos, analise as afirmações abaixo:
1. Supondo que as informações do quadro abaixo sejam da produção em uma economia fechada (modelo simplificado), o Produto Nacional Bruto (PNB) é a somatório dos preços (R$ 35,00) multiplicado pelo somatório da quantidade (12 unidades), o que resultará em R$ 420,00.
Imagem associada para resolução da questão
2. O Produto Nacional Líquido (PNL) é o Produto Nacional Bruto (PNB) menos a depreciação dos estoques de bens depreciáveis (bens de capital), tais como máquinas, equipamentos, prédios etc.
3. O Produto Nacional Líquido (PNL) avalia os bens a preços de mercado, os quais estão inclusos impostos indiretos, tais como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Para chegarmos ao Produto Nacional Líquido a Custo dos Fatores (PNLCF), basta excluir do preço de mercado os impostos indiretos e acrescentar os subsídios.
4. Produto Nacional Líquido a Custo dos Fatores (PNLCF) não é igual à Renda Nacional.
5. A diferença entre o Produto Nacional Bruto (PNB) Nominal e o Produto Nacional Bruto (PNB) Real, é que este último apresenta os dados líquidos de variações de preços em determinado período. Como exemplo, em um cálculo bastante simplificado, se o PNB Nominal variou de um ano para outro em 20% e a inflação foi de 8%, pode-se dizer que o PNB Real foi de 12% (20% - 8% = 12%).
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de coeficiente da elasticidaderenda e elasticidade-preço cruzada da demanda com o tipo de Bem.
Coluna 1 1. Elasticidade-renda positiva (Er > 0). 2. Elasticidade-renda negativa (Er < 0). 3. Elasticidade-preço cruzada da demanda positiva (EXY > 0). 4. Elasticidade-preço cruzada da demanda negativa (EXY < 0). 5. Elasticidade-preço cruzada da demanda nula (EXY = 0).
Coluna 2 ( ) Bem inferior. ( ) Bens complementares. ( ) Bens substitutos. ( ) Bem normal. ( ) Bens independentes.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. A sociedade de modo geral, bem como seus governantes buscam a eficiência na alocação de recursos. O mundo ideal seria o equilíbrio geral, onde todas as necessidades fossem atendidas e todos os recursos aplicados de forma eficiente, ou seja, não houvesse excesso de oferta de bens e serviços, nem tampouco excesso de demanda. Adam Smith, um liberal pensador escocês, em sua obra “A riqueza das Nações” (1776), apresentava suas preocupações, não com o poderio militar, mas sim com o “bem-estar econômico de todos os membros da sociedade”. Segundo Smith, sob a sociedade existia uma “mão invisível” que conduzia os agentes econômicos ao equilíbrio. Isso acontecia uma vez que todos os indivíduos, ao buscarem seus interesses pessoais, estariam contribuindo para o equilíbrio da sociedade. Na verdade, as coisas não funcionam dessa forma, há desequilíbrios e falhas no mercado.
PORQUE
II. Os diferentes interesses, as diferentes composições de estrutura de mercado conduzem a economia ao desequilíbrio, as falhas necessitam, em algum momento e em algum grau, da intervenção do governo. Para haver o equilíbrio, nenhum indivíduo deveria aumentar seu próprio bem-estar sem reduzir o bem-estar de outra pessoa (alocação eficiente segundo Pareto). Dessa forma, fica evidente que existem muitas variáveis e distintas composições econômicas de diferentes interesses que impedem que este equilíbrio ocorra.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Qual seria o coeficiente de elasticidade-preço da oferta e como seria a classificação em termos de elasticidade se um bem que aumentasse seu preço em 15% e a quantidade ofertada desse bem não se alterasse?

Analise a tabela abaixo sobre a produção de soja com fator de produção variável (mão de obra) e a sentença a seguir:

Imagem associada para resolução da questão
Considerando o Produto Médio do Fator de Produção Variável (Pme = Q/L) e o Produto Marginal do Fator de Produção Variável (Pmg = ?Q / ?/L), pode-se afirmar que até o período 5 o aumento na mão de obra gera um Pmg crescente de 30 unidades e Pme de 15 unidades. A partir daí, não é vantagem aumentar o fator de produção mão de obra, uma vez que Pmg passa a ser decrescente (1ª Parte). A partir do período 6, o Pme cai de 11 para 8 unidades e Pmg cai de 5 para 2, demonstrando que o aumento de unidades de mão de obra gera decréscimo da produção marginal em unidades (2ª Parte). Pela análise do Pme e do Pmg, é possível verificar que há uma eficiência do aumento das unidades de mão de obra empregada, demonstrada pelo aumento constante do Produto Marginal de Produção até o final do período (3ª Parte).
Quais partes estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis