Questões Concurso SES-RS

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SES-RS

A portaria Nº 397, de 16 de março de 2020, denomina os estabelecimentos de saúde que ofertam ações e serviços de Atenção Primária à Saúde. Esses estabelecimentos são considerados potenciais espaços de educação, formação de recursos humanos, pesquisa, ensino em serviço, inovação e avaliação tecnológica para as RAS.

Considere as definições seguintes.

I - Unidade Básica de Saúde (UBS): estabelecimento que não apresenta equipe de Saúde da Família.
II - Unidade de Extensão de Saúde da Família (UESF): estabelecimento com pelo menos uma equipe de NASF cujo funcionamento tem carga mínima de 15 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, aumentando a resolutividade da assistência.
III- Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que apresenta funcionamento com carga horária mínima de 20 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

Quais estão corretas?

De acordo com a Resolução COFFITO nº 516, de 20 de março de 2020, __________ consiste no acompanhamento à distância de paciente atendido previamente de forma presencial, por meio de aparelhos tecnológicos. Nessa modalidade, o Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional pode utilizar métodos síncronos e assíncronos, devendo decidir sobre a necessidade de encontros presenciais para a reavaliação, podendo o mesmo também ser feito, de comum acordo, por outro Fisioterapeuta ou Terapeuta Ocupacional local.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do trecho acima.

O Rio Grande do Sul, em dezembro de 2019, contava com 229 Núcleos Ampliados de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) em 201 municípios (40% do Estado). A multidisciplinaridade característica desses núcleos contribui para a ampliação do escopo de ação e qualifica o acesso e o cuidado na atenção básica, ampliando a resolutividade. Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não haver mais recurso financeiro federal específico para essas equipes, o valor foi incorporado à captação ponderada, aumentando a autonomia do gestor municipal para compor e manter suas equipes multiprofissionais, definindo as categorias profissionais, a carga horária e os arranjos de equipe. Nesse sentido, o NASF-AB deve atuar dentro de algumas diretrizes relativas à Atenção Primária à Saúde. Qual das alternativas abaixo NÃO apresenta diretrizes do NASF-AB relativas à Atenção Primária à Saúde?

Considere as afirmações a seguir sobre as práticas de coordenação do cuidado à atenção primária e à atenção especializada ambulatorial.
I - São responsabilidade solidária entre generalistas e especialistas sob coordenação da atenção primária.
II - Mecanismos de referência e contra-referência são necessários, mas não suficientes.
III - São necessários mecanismos facilitadores da transição por meio de transferência de responsabilidades e de informações entre a a atenção primária e a atenção especializada ambulatorial.
Quais estão corretas?

Assinale a alternativa que NÃO apresenta modalidade de cuidado presente na proposta de Mendes (2012) para um modelo de atenção ambulatorial especializada de maneira a melhorar o equilíbrio entre a oferta e demanda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis