Questões Concurso SEDU-ES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEDU-ES

Sobre os princípios curriculares presentes na Lei de Diretrizes e Bases (Lei n° 9.394/1996), na Constituição Federal e no Plano Nacional de Educação (Lei n° 13.005/2014), considere:

I. Os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. (BRASIL, 1996)
II. Devem ser fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. (BRASIL, 1988)
III. Faz-se necessário estabelecer e implantar, mediante pactuação interfederativa, diretrizes pedagógicas para a educação básica e a base nacional comum dos currículos, com direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos(as) alunos(as) para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitadas as diversidades regional, estadual e local. (BRASIL, 2014)

Os diversos documentos oficiais que tratam do currículo da Educação Básica, em seu conjunto,

O segundo semestre letivo do ano de 2021 foi repleto de atividades na Escola, devido à volta às aulas presenciais após quase dois anos de fechamento das escolas, causado pela pandemia da Covid-19 que provocou isolamento social. Os professores e a gestão escolar fizeram diversas reuniões para preparar o retorno, não apenas adaptando a escola aos protocolos sanitários, mas também preparando a recepção dos estudantes, a reorganização curricular, o acolhimento às famílias e o apoio aos professores inseguros em relação ao trabalho a ser feito. Após diversas reuniões com a comunidade interna e externa, Maria da Conceição, coordenadora pedagógica, considerou a possibilidade de desenvolver as seguintes atividades:

I. Solicitar aprovação dos órgãos centrais da rede de ensino antes de colocar em prática as decisões da comunidade escolar. II. Discutir com os estudantes como foram as vivências no período fora da escola e produzir cartazes sobre os sentimentos, medos e ansiedades envolvidos nesse retorno, a fim de valorizar e ressignificar o espaço escolar. III. Apresentar o plano de trabalho elaborado pela Secretaria de Educação, para que os professores ensinem todos os conteúdos que haviam sido previstos no currículo em 2020 e 2021. IV. Realizar campanhas de arrecadação de alimentos e materiais escolares para distribuição aos membros da comunidade mais atingidos pelos efeitos da pandemia, como desemprego e problemas financeiros.

São atividades concernentes com as concepções de escola produtora de conhecimento e de vivências democráticas o que se afirma APENAS em

Luísa está iniciando o trabalho em uma nova escola como professora de Física. Na primeira semana de aula, foi conhecer as turmas e expor os conteúdos a serem trabalhados no semestre. Em sua apresentação, porém, sentiu que não conseguiu que os alunos prestassem atenção às suas colocações: os estudantes conversaram entre si, fizeram algazarra, viraram as costas para a lousa e outros comportamentos que a deixaram sem saber como agir. Ao final das aulas, foi à sala do pedagogo para conversar sobre o ocorrido.

Nesse caso, o melhor encaminhamento do pedagogo, que reflete a preocupação com um clima escolar adequado, seria dizer à professora:

Edgar é um professor de Ensino Fundamental I que, após 5 anos trabalhando em escolas privadas, resolveu fazer o concurso para ingressar na rede pública. Saindo-se bem nas provas do concurso e na avaliação dos títulos, foi selecionado para ser o novo pedagogo de uma Escola Estadual. Ao entrar na sala dos professores, em companhia da diretora escolar, para ser apresentado aos docentes que lá estavam, Edgar notou que havia na lousa a informação abaixo:

Ideb da escola: 5,8.

Ao questionar a diretora sobre o significado daquele aviso, recebeu a seguinte explicação:

O professor de Química, Pedro, decidiu aprofundar seus conhecimentos em práticas avaliativas, sobretudo quanto ao princípio de avaliação formativa. Buscou considerar esse aprendizado ao preparar o plano avaliativo de seus alunos. Das práticas listadas abaixo, a que melhor reflete o conceito de avaliação formativa é 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis