Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (3ª edição)

Durante a condução de uma massa intra-abdominal, realizou-se uma biópsia percutânea dessa massa, que apontou para uma neoplasia pouco diferenciada. O painel imuno-histoquímico da lesão sugeria positividade para desmina, vimentina e S100. Considerando essa situação hipotética, é correto afirmar que esses tipos de reação na imuno-histoquímica são mais compatíveis com o

Considere hipoteticamente que determinado homem de 54 anos de idade chega ao consultório com histórico de massa fixa em região mamária direita, de crescimento insidioso, indolor. Ao exame clínico, verificou-se tumoração em região periareolar à direita, sugestiva de neoplasia maligna de mama, sem linfadenomegalias. A ecografia mamária demonstrou área de infiltração irregular, com forte reforço acústico posterior categoria BIRADS V. Core biópsia de lesão determinou carcinoma ductal infiltrante mamário, com áreas de carcinoma ductal in situ moderadamente diferenciado, receptor hormonal negativo, Her 2+/neu negativo. Com base nesse caso clínico, a respeito da neoplasia de mama em homens, assinale a alternativa correta.

Paciente de 34 anos de idade é encaminhada a médico dermatologista, em razão de lesão de coxa direita pigmentada, de lenta evolução, submetida à biópsia excisional de lesão há 15 dias. O laudo anatomopatológico sugeria melanoma Clark IV, Breslow 0,6 mm, com ulceração, sem regressão, com invasão angiolinfática, com margens de 1 mm. Ao exame clínico, revelava apenas uma cicatriz em coxa direita, sem linfadenomegalias presentes. O estadiamento pré-operatório mostrou-se normal. Com relação ao paciente apresentado, nesse caso clínico hipotético, a conduta mais apropriada é

Menino de 14 anos de idade, com diagnóstico de púrpura de Henoch-Schönlein, procurou atendimento em uma emergência em razão de dor abdominal aguda de forte intensidade e vômitos há algumas horas, além de eliminação de fezes com muco e sangue. Realizou tomografia de abdome mostrada na figura apresentada.

A melhor hipótese diagnóstica para esse caso hipotético é de

Uma paciente de 53 anos de idade, cardiopata isquêmica e usuária de aspirina, também tem histórico de gonartrose e uso crônico de anti-inflamatórios não esteroidais. Foi atendida várias vezes, no último mês, por episódios de epigastralgia e relata realizar, nessas ocasiões, eletrocardiograma e analgesia, após os quais é liberada. Há 2 horas, apresentou fezes enegrecidas e amolecidas em grande quantidade. Chega ao pronto atendimento pálida, sudorética, hipotensa (PA = 80 mmHg X 50 mmHg), taquicárdica (FC = 130 bpm), lúcida e ansiosa, e não há sinais de irritação peritoneal ao exame do abdome. Com relação a essa situação hipotética, assinale a alternativa que indica o manejo inicial apropriado para o caso apresentado.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis