Questões Concurso SEC-BA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso SEC-BA

O Estatuto da Igualdade Racial, Lei nº 12.288, de 20 de julho de 2010, dispõe especificamente acerca do acesso e da prática de capoeira, além do direito à liberdade de consciência e de crença. A respeito desses dispositivos legais, analise as afirmativas a seguir.


I. O poder público fomentará o pleno acesso da população negra às práticas desportivas e é obrigatório o ensino da capoeira nas instituições públicas pelos capoeiristas e mestres tradicionais, pública e formalmente reconhecidos.

II. Àqueles submetidos a pena privativa de liberdade não é assegurada a assistência religiosa aos praticantes de religiões de matrizes africana.

III. O direito à liberdade de consciência e de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos de matriz africana compreende, entre outros, o acesso aos órgãos e aos meios de comunicação para divulgação das respectivas religiões.

IV. O poder público adotará as medidas necessárias para o combate à intolerância com as religiões de matrizes africanas e à discriminação de seus seguidores, especialmente com o objetivo, entre outros, de assegurar a participação proporcional de representantes das religiões de matrizes africanas, ao lado da representação das demais religiões, em comissões, conselhos, órgãos e outras instâncias de deliberação vinculadas ao poder público.


Assinale a alternativa correta. 

#Questão 930116 - Linguística, Fundamentos da Linguística, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Língua Portuguesa

O processo de comunicação é desencadeado pelo cérebro (Linguística e Comunicação, Jakobson, 1974). A partir dessa ideia, analise o texto abaixo.
A ______ constitui o ato de transmitir uma mensagem que desejamos que o interlocutor receba e a ______ se constitui no sistema de sinais utilizados para interagirmos.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

#Questão 930117 - Literatura, Modernismo, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Língua Portuguesa

Em relação ao Movimento Modernista brasileiro, analise o texto a seguir.
De 1922 a 1930, o Modernismo nos apresentou uma fase ______, considerada a fase combatida, de destruição. Na sequência de 1930 até 1950, é a vez da literatura modernista passar pela fase ______. É uma fase de profunda importância para a poesia e a prosa de ficção modernista, nesta podemos encontrar as obras de José Lins do Rego (alagoano), Graciliano Ramos (alagoano), Érico Veríssimo (sulista), Jorge Amado (baiano), Carlos Drummond de Andrade (mineiro), Manuel Bandeira (recifense), Cecília Meireles (carioca) entre outros.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

#Questão 930118 - Literatura, Gêneros Literários, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Língua Portuguesa

Leia a estrofe a seguir do poema “Violões que choram”:
“Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhos vórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas...”
Analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Esse movimento reagiu contra o Positivismo: contrapôs-se à visão positivista e equilibrada referente ao pensamento científico.
( ) Trazia marcas do subjetivismo e do místico.
( ) Linguagem coerente, exata, fluida, ou seja, expôs de forma lógica o que era necessário ser dito.
( ) Seus autores manifestaram os estados de dilaceração da alma em seus escritos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

#Questão 930119 - Literatura, Modernismo, IBFC, 2023, SEC-BA, Professor da Educação Básica - Língua Portuguesa

A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis