Questões Concurso Prefeitura de São Francisco - MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso Prefeitura de São Francisco - MG

O tecido nervoso é um dos mais especializados do organismo animal. Os neurônios são células altamente especializadas, dotadas de corpo celular e numerosos prolongamentos, como mostrado no esquema: Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/neuronios.htm.
Na tabela a seguir estão descritas as funcionalidades de cada parte desta célula.
Estruturas da célula (1) Dendritos (2) Corpo (3) Axônio (4) Bainha de mielina (5) Nodo de Ranvier
Funcionalidades ( ) Prolongamento que garante a condução do impulso nervoso. ( ) Extensas ramificações que permitem estabelecer muitas conexões celulares. ( ) É formada por dois tipos celulares oligodentrócitos, no sistema nervoso central, e células de Schwann, no sistema nervoso periférico. ( ) Local do neurônio onde está presente o núcleo, grande parte das organelas celulares e de onde partem os prolongamentos dessa célula. ( ) Região de descontinuidade da bainha de mielina, entre uma célula de Schwann e outra.
A associação CORRETA é:

A esquistossomose é uma doença de veiculação hídrica, causada pelo verme Schistosoma mansoni. O ciclo de vida desse verme está representado a seguir:
Fonte: https://dicasdeciencias.com/2008/06/27/schistosoma-ciclo-de-vida/.
Analise as afirmações sobre esse ciclo:
I - O caramujo é um hospedeiro intermediário onde os esporocistos se multiplicam, amadurecem e transformamse em cercárias. II - O miracídio, ao encontrar o ser humano, entra pela pele ou mucosas e viaja pelas veias até o coração, passa para os pulmões e fixa-se. III - O caramujo é o parasita causador da doença. Ele vive em ambientes de água salgada, infectando o ser humano ao penetrar pela pele. IV - As cercárias, após alguns dias, desenvolvem-se em sua forma jovem e depois se alojam no fígado, amadurecendo para as formas sexuais – masculina e feminina.
Estão CORRETAS as afirmações

A avaliação clínica é uma etapa fundamental no processo de diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais, possibilitando a compreensão das relações entre as condições anatômicas e funcionais do sistema estomatognático, além de permitir estabelecer o raciocínio terapêutico e a necessidade de encaminhamentos, fornecendo, ainda, dados quanto ao prognóstico do caso. Em relação a esse processo avaliativo, foram feitas algumas afirmações. Classifique-as com V para as verdadeiras ou F para as falsas.
( ) Para diagnosticar uma alteração miofuncional orofacial, é preciso examinar os constituintes do sistema estomatognático e as funções orofaciais, identificando não mais que as alterações morfológicas. ( ) Além do exame presencial junto ao paciente, análises mais refinadas ou detalhadas podem ser realizadas por meio de fotos, no que diz respeito às estruturas estáticas, como também por meio de filmagens, para os aspectos dinâmicos. ( ) Assimetrias musculares podem estar relacionadas principalmente à mastigação unilateral crônica, cuja possível etiologia relaciona-se à presença de mordida cruzada posterior, dor nos dentes, falhas dentárias ou contato dentário prematuro. ( ) O frênulo lingual também deve ser avaliado, podendo ser classificado quanto à sua extensão e fixação. O indivíduo com frênulo curto pode apresentar dificuldade na mobilidade de língua, dificultando a lateralidade do bolo alimentar durante a mastigação, bem como na fala, principalmente na produção do fonema /r/.
A sequência CORRETA de classificação de cima para baixo é:

O olho humano pode apresentar uma alteração que consiste em um alongamento do globo ocular. Nesse caso, há um afastamento da retina em relação ao cristalino, fazendo com que a imagem seja formada antes da retina, tornando-a não nítida. O indivíduo com esse distúrbio tem grandes dificuldades de enxergar objetos distantes. Essa alteração é representada na figura:
Fonte: adaptado de https://www.shutterstock.com/pt/image-vector/common-vision-disorders-astigmatism-myopia-hyperopia-641320765.
O distúrbio visual representado é

Roberto é fonoaudiólogo e postou, em um grupo de profissionais, a sua indignação quanto aos valores cobrados por colegas para atendimentos realizados na área fonoaudiológica. Esses colegas questionaram se ele os havia denunciado ao órgão responsável. Roberto alegou que não, justificando que esses órgãos nunca faziam nada, só serviam para cobrar, e bem, a mensalidade dos seus inscritos. A conversa continuou nesse grupo, e um integrante resolveu comentar que deveriam ser divulgados os nomes e endereços desses profissionais que estivessem cobrando os valores referidos.

O conselho de Fonoaudiologia tem o seu código de ética, e este regulamenta os direitos e os deveres, além de estabelecer as infrações dos fonoaudiólogos inscritos nos conselhos de Fonoaudiologia. No relato acima, quais infrações podem ser observadas?

I - Estabelecer ou aceitar honorários a preço vil ou incompatível com a atividade realizada.

II - Praticar concorrência desleal.

III - Emitir comentários difamatórios, caluniosos, preconceituosos, jocosos, depreciativos ou ofensivos, em desfavor de fonoaudiólogos, de clientes, do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e demais órgãos da categoria, bem como os expor a situações vexatórias e constrangedoras.

IV - Divulgar nome, endereço ou qualquer outra informação que identifique ou caracterize o cliente.

V - Publicar, nas redes sociais ou nos demais meios de comunicação, artigos de conteúdo depreciativo acerca da profissão, de colegas, de clientes, de contratantes, dos órgãos representativos da classe e de seus representantes.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis